Sejam Bem Vindos!!

Também no Orkut:

widgeo.net

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Eleições no sistema prisional são realizadas com tranquilidade e segurança

Eleições no sistema prisional são realizadas com tranquilidade e segurança‏
Durante o último domingo (7), a Superintendência Geral de Administração Penitenciária (Sgap) levou às urnas 150 custodiados em regime provisório. As urnas eletrônicas foram trazidas por equipes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), e tanto na Casa de Custódia da Capital (CCC) quanto no Presídio Desembargador Luiz de Oliveira Sousa (PDLOS), foram instaladas pelos servidores da Sgap que foram capacitados para viabilizar as eleições no sistema penitenciário.

Na CCC funcionaram as seções eleitorais de números 311 e 313, somando um total de 75 reeducandos cadastrados. Entre o período em que ocorreu o cadastramento e a votação, 30 reeducandos receberam alvará e compareceram às seções eleitorais na Casa de Custódia. No PDLOS, funcionou a seção eleitoral 503, com 88 reeducandos cadastrados para votar e apenas oito títulos cancelados e suspensos por motivos de condenações ou alvará.

Nas duas unidades as votações aconteceram de forma tranquila, e antes do meio dia todos os presos custodiados no sistema prisional já tinham comparecido às urnas, devidamente escoltados pelos agentes de plantão. Equipes do Grupo de Intervenção Tática (GIT) e do Grupo de Escolta e Remoção (GER) também ajudaram no transporte dos apenados. Os reeducandos em regime semiaberto e que receberam alvará compareceram às seções durante todo o dia.

Gilson Mendonça, gerente da Casa de Custódia, afirmou que todos os cuidados foram tomados para que a votação pudesse ser realizada normalmente. “Votar é um direito do cidadão, portanto devemos proporcionar que o preso provisório possa exercer sua cidadania. Mas devemos fazer principalmente com que este momento aconteça obedecendo a todos os quesitos com relação à segurança”.

Os custodiados que participaram do processo eleitoral se mostraram satisfeitos e elogiaram a forma como a atividade foi desenvolvida. “Estou muito satisfeito em poder votar nesta eleição, pois nem sabia que tinha esse direito. Espero que na próxima votação eu possa votar na minha cidade, como sempre fiz” disse Wellington Moreira da Silva, preso em regime provisório, interno no Cyridião Durval.
 
Os servidores que não compareceram a sua zona eleitoral também puderam fazer à justificativa tanto na Casa de Custódia quanto no PDLOS. As seções funcionaram normalmente até as 17h, horário em que os técnicos do TRE passaram para recolher as urnas eletrônicas.

Legislação - A Constituição Federal de 1988 define que os presos com condenação criminal transitada em julgado têm os direitos políticos suspensos automaticamente. Isso impede que o preso, já condenado pela justiça, possa votar.
 
Fonte:  http://cadaminuto.com.br/noticia/2012/10/08/eleicoes-no-sistema-prisional-sao-realizadas-com-tranquilidade-e-seguranca8207

Nenhum comentário:

Postar um comentário