Sejam Bem Vindos!!

Também no Orkut:

widgeo.net

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Estado tem um agente penitenciário para cada seis presos



RJ -Quatro mil, quinhentos e oitenta e seis agentes penitenciários que trabalham nas 47 unidades prisionais do Estado do Rio são responsáveis hoje pela guarda de cerca de 28 mil presos, segundo Secretaria estadual de Aministração Penitenciária (Seap). Isso daria um total de um agente para cada seis detentos.

Os números não causariam inveja ao novo comandante do Batalhão Especial Prisional (BEP) da Polícia Militar, tenente-coronel Wilson Gonçalves. Para tentar justificar a entrada de 2.600 latas de cerveja na unidade, ele afirmou, em entrevista coletiva anteontem, que precisaria de pelo menos mais cem policiais para monitorar os presos. Hoje, 150 deles cuidam de 276 detentos, o que dá um total de 1, 84 presos para cada policial na escolta. O número é bem menor do que o apresentado pela Seap.

Sem comentários

Ontem o comandante do BEP preferiu se fechar e não comentar o assunto. A Corregedoria da Polícia Militar e o comando da unidade também se limitaram a dizer que um Inquérito Policial Militar (IPM) foi instaurado para apurar as circunstâncias da entrada das latas de cerveja na unidade. A assessoria explicou que nenhuma novidade com relação às investigações seriam repassadas.

Fontes da polícia afirmaram ontem, entretanto, que o detento que receberia as latinhas já foi identificado. Ele não teve seu nome revelado, mas sabe-se que realmente é um comerciante e que tem um bar em Mangaratiba, na região da Costa Verde.

O que a corregedoria vai investigar é se realmente a carga com as cervejas, que foram atravessadas para dentro do BEP por um portão lateral, foram levadas apenas para que o comerciante as conferisse no interior do batalhão, ou se realmente elas seriam utilizadas dentro da unidade prisional.

Preso por descumprimento de ordem, o primeiro-tenente George Guimarães, que estava como oficial de dia no BEP, continua detido dentro da unidade. Ontem o corregedor, coronel Waldyr Soares Filho, informou que até o momento não recebeu nenhum pedido formal da promotora Isabella Pena Lucas, da Auditoria da Justiça Militar, para que ele seja transferido para o Batalhão de Choque.

Leia mais: http://extra.globo.com/casos-de-policia/estado-tem-um-agente-penitenciario-para-cada-seis-presos-2883236.html#ixzz1bwUYi600

Nenhum comentário:

Postar um comentário