Sejam Bem Vindos!!

Também no Orkut:

widgeo.net

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Transferência de presos pode unir detentos de facções rivais em Alagoas


Os presos condenados e provisórios começaram a ser separados, nesta segunda-feira (10), no sistema prisional de Alagoas para cumprir o que determina a Lei de Execução Penal. Os condenados vão ocupar o Baldomero Cavalcante, enquanto os provisórios serão transferidos para o Cyridião Durval e Cadeião. A decisão, no entanto, é vista como preocupação pelo promotor da Vara de Execuções Penais, Cyro Blatter, porque pode unir detentos de facções rivais.

Blatter ressaltou que apesar da separação ter base legal, é preciso ter bastante cautela e um controle administrativo mais rigoroso para se evitar uma desordem no sistema, pois a separação, ironicamente, poderá misturar presos de facções diferentes e isso pode provocar conflitos no futuro. “Existem detentos inimigos, rivais no comercio de drogas, que tem rixas internas e isso vai exigir um esforço bem maior da direção do Sistema Prisional” alertou.

De acordo com o promotor, há no Sistema cerca de 900 presos condenadores e mais de 1400 provisórios – aqueles que estão na fila à espera de julgamento – e, por causa do número de condenados ser maior que a capacidade do Baldomero, será necessário uma adequação na operação. 

O superintendente geral da administração prisional, coronel Carlos Luna afirmou que a operação é um cumprimento a uma determinação oficial do juiz José Braga Neto, mas que ele teria manisfestado oficialmente sua preocupação com a segurança dos presos e o que uma transferencia imediata poderia provocar em presídios sem muita estrutura.

“Queríamos mais tempo para prover o sistema com mais condições, mas como ordem judicial é para ser cumprida, estamos tomando todos os cuidados necessários para evitar qualquer surpresa desagradável”, declarou.

Numa reunião ocorrida dia 3 de setembro, o Superintendente dos Sistema Prisional manifestou preocupação diante do Conselho de Segurança Pública. Na ocasião, ele ressaltou que os presídios estavam lotados de grupos, gangs e facções rivais e lembrou que quando promoveu uma pequena transferência de presos de uma unidade para outra, ouve tumulto e 14 reeducandos ficaram feridos.



Fonte: http://gazetaweb.globo.com/v2/noticias/texto_completo.php?c=242346

Nenhum comentário:

Postar um comentário