Sejam Bem Vindos!!

Também no Orkut:

widgeo.net

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Superintendente faz apresentação no Conselho de Segurança Pública


O superintendente geral de Administração Penitenciária, tenente coronel Carlos Luna, apresentou nesta segunda-feira (03), durante sessão do Conselho de Segurança Pública do Estado de Alagos (Conseg/AL), no Pálácio de Governo, uma “radiografia” da atual situação do sistema prisional alagoano.

Convidado pela presidência do Conselho, o superintendente detalhou os avanços conquistados e os problemas ainda vivenciados por cada unidade do sistema prisional, destacando acima de tudo a adoção pelo governo de Alagoas de uma política efetiva para o nosso sistema prisional.

“Com a aprovação da Lei Delegada 44 conquistamos a autonomia financeira e a criação das condições necessárias para a organização administrativa da Superintendência Geral de Administração Penitenciária (Sgap). Novos cargos e funções administrativas foram criadas”, explicou Carlos Luna.

“Com esse instrumento valorizamos o servidores concursados. Hoje todas as gerências Geral, Administrativa, de Segurança e de Assuntos Penais das unidades prisionais são ocupadas por agentes penitenciários concursados. A Direção das Unidades Penitenciárias (DUP), a Corregedoria e agora a Direção da Escola Penitenciária tem um servidor de carreira no comando”.

Luna mostrou também os problemas enfrentados no dia a dia por cada unidade prisional “A situação do Presídio Baldomero é a mais grave. O Serviço de Engenharia de Alagoas (Serveal) realizou uma ampla análise estrutural do prédio e não aconselhou a realização de qualquer reforma e sim a demolição das áreas de vivência do presídio”.

Outra situação que preocupa o superintendente, e apontada durante a sessão, é a determinação do juiz da Vara de Execuções Penais de separar os presos condenados dos presos provisórios. “Neste momento não existe condições estruturais nas unidades para acontecer essa separação. Existe o risco de acontecer rebeliões e mortes”.

A preocupação do tenente coronel foi compartilhada pelo promotor de justiça da Vara de Execuções Penais, Cyro Blatter. “Nossos presídios estão cheios de grupos, gangs e facções rivais. Quando fizemos uma pequena transferência de presos de uma unidade para outra, ouve tumulto e 14 reeducandos ficaram feridos. “A separação poderá ser uma grande tragédia anunciada”.

Carlos Luna não é contra a separação de condenados e provisórios. “Em novembro estaremos inaugurando o Módulo de Segurança para 96 presos. Muito em breve outras unidades serão construídas, quando teremos condições de fazer a separação com toda a segurança”.

Educação e Ressocialização
O superintendente também falou dos avanços conseguidos nos programas educativos e de ressocialização. Hoje cerca de 400 presos estão trabalhando nas oficinas de laborterapia e recebendo em conta corrente. Já a educação atende a 300 internos, um índice 14% dos reeducandos acima da média nacional.

“A inauguração do Núcleo Ressocializador da Capital, do Núcleo BR-104 e da Indústria do Conhecimento dos abrigos para visitantes é uma sinalização clara dos avanços conquistados. Quem visita o sistema hoje se surpreende. Hoje os empresários querem participar, os estudantes querem conhecer e estudar o que estamos realizando no sistema prisional”, afirmou Carlos Luna.

Alternativas para melhorar as condições do sistema e ampliar a oferta de vagas estão sendo estudadas. “Muitos estados optaram com sucesso pela Parceria Público-Privada (PPP), outros realizam experiência com a adoção do sistema de Co-Gestão. Estamos conhecendo essas realidades precisamos buscar o melhor para resolver os problemas do nosso sistema prisional”, concluiu o superintendente.

Monitoramento eletrônico
O presidente do Conseg/AL, Paulo Brêda, designou uma comissão que vai elaborar um amplo diagnóstico para detalhar a situação atual do sistema prisional. Paulo Brêda também pediu ao superintendente Carlos Luna que seja apresentado ao Conselho um projeto para dotar o sistema prisional de um moderno sistema de monitoramento eletrônico.
Fontehttp://primeiraedicao.com.br/noticia/2011/10/03/superintendente-faz-apresentacao-no-conselho-de-seguranca-publica

Nenhum comentário:

Postar um comentário