Sejam Bem Vindos!!

Também no Orkut:

widgeo.net

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Portal 'Ficha Limpa', com prestações de contas de candidatos, já está no ar



por O Globo

O portal Ficha Limpa (www.fichalimpa.org.br), que vai cadastrar os candidatos que estiverem em dia com as regras da Lei do Ficha Limpa e que se comprometeram a prestar contas de campanha pela internet , foi ao ar na manhã desta quinta-feira.

No primeiro dia de funcionamento, o portal recebeu mais de 10 pedidos de inclusão, todos vindos de candidatos a deputado federal. No entanto, até o início da noite, nenhum deles conseguiu fazer o cadastro, porque não apresentaram um link que permitiria a atualização semanal das doações e gastos de campanha. Um dos objetivos do portal é justamente garantir maior transparência nas eleições, o que viria pelo acompanhamento do eleitor em relação aos gastos e doações do seu candidato.


Para se cadastrar, além desse link, o candidato precisa demonstrar que tem registro na justiça eleitoral e comprovar que nunca renunciou para escapar de cassação. Também é necessário mandar um documento de próprio punho em que diz não ter condenação em órgão colegiado por um crime enquadrado na Lei da Ficha Limpa. O cadastramento no portal é voluntário.

Questionado se poderiam se cadastrar candidatos que obtiveram registro no TRE, apesar de enquadrados pela Lei da Ficha Limpa, o secretário-executivo da Abracci, Caio Magri, afirmou que eles teriam esse direito. Haverá, no entanto, uma ressalva, indicando que, apesar do registro, o perfil dele é inelegível pela nova lei.

Marlon Reis, presidente da Associação dos Magistrados Eleitorais, destacou que o portal será mais uma ferramenta para o eleitor.

- É um ponto de partida para que o eleitor escolha seu candidato, para que ele possa julgá-lo.

O portal Ficha Limpa conta com diversas análises, exibidas em gráficos, que vão mostrar os candidatos que se cadastraram no site por estado, por cargo eletivo e também por aprovação de contas. No portal também há um espaço para denúncias e consultas.

A estimativa é que os candidatos sejam fiscalizados por cerca de mil entidades, além dos internautas e dos próprios adversários políticos. O site é uma iniciativa do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), da Associação Brasileira Contra a Corrupção e a Impunidade (Abracci) e do Instituto Ethos. A Abracci e o MCCE reúnem redes de ONGs no país.

Caso o candidato seja denunciado e essas denúncias se confirmem ou ele não cumpra com a prestação de contas, o candidato pode ser expulso da lista.

Fonte: http://www.cadaminuto.com.br/index.php/noticia/2010/07/30/portal-ficha-limpa-com-prestacoes-de-contas-de-candidatos-ja-esta-no-ar

Nenhum comentário:

Postar um comentário