Sejam Bem Vindos!!

Também no Orkut:

widgeo.net

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Reeducandos apresentam arte na Feira dos Estados e Nações




Serviços como de marcenaria, filé, pintura em tecido, serigrafia, apicultura, são ensinados aos detentos

Ascom Igesp

Começou na sexta-feira, 16, mais uma edição da Feira dos Estados e Nações em Maceió, o visitante que por lá passar vai poder conferir, entre tantas novidades, o stand da Fábrica de Esperança com exposição dos produtos confeccionados pelos reeducandos do Sistema Penitenciário Alagoano, produção que é o resultado das oficinas de laborterapia que a Intendência Geral do Sistema Penitenciário (Igesp) proporciona para os detentos.

Artesanato, marcenaria, marchetaria, decoupagem, fuxico, biscuit, filé, pintura em tecido, serigrafia, apicultura, horta, padaria, corte e costura, esses são alguns dos ofícios que os presos de Alagoas adquirem nos presídios alagoanos.

A produção dos reeducandos também envolve a fabricação de sabão, sabonete, desinfetante, detergente. O resultado de parte deste trabalho, o público confere e pode adquirir a partir desta sexta-feira, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso.

De acordo com a gerente de Educação e Laborterapia, Vanissa Veiga, esse trabalho representa muito mais que um ofício. “A importância dessa conquista vai além de uma simples venda de produtos, para nós é o resultado de ensinamentos. A ressocialização é uma prioridade para todos que fazem a Igesp, afinal de contas este cidadão um dia voltará para a sociedade e o nosso objetivo é reinseri-lo com outras perspectivas”, declarou.

Os trabalhos dos reeducandos ficarão expostos na Feira dos Estados e Nações de 16 a 25 de julho, das 16h às 22h.

Além da feira, os trabalhos confeccionados pelos reeducandos estão à disposição no Sistema Penitenciário Alagoano, no bairro Tabuleiro dos Martins e em unidades móveis. Maiores informações e contato: 8833-8843/3315-1752.

Fábrica Esperança

A Fábrica de Esperança visa desenvolver o potencial dos presos como indivíduos e cidadãos, através da educação, da produção e da laborterapia. Para isso, mantém uma estrutura no Sistema Penitenciário de Alagoas onde reeducandos aprendem um, ou mais, ofício.

São diversas oficinas, em várias áreas: panificação, pintura, marcenaria, pré-moldados, corte e costura, artesanato, tornearia, serralharia, agricultura, produtos de limpeza, mecânica, floricultura, serigrafia, apicultura entre outras.

Com o aprendizado nas oficinas, os reeducandos são capacitados para o mercado de trabalho, uma expectativa para a vida após o cumprimento da pena.

Os projetos contam com diversas parcerias: Ibama, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Cooperativa de Produtores de Mel de Alagoas, Agência de Modernização da Gestão de Processos, Instituto Federal de Alagoas, Braskem, Sebrae, Casal, Batalhão de Polícia Ambiental, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário