Sejam Bem Vindos!!

Também no Orkut:

widgeo.net

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Complexo Prisional Aníbal Bruno possui unidades independentes

 / Foto: Priscilla Buhr/JC Imagem


A Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) apresentou no final da manhã desta terça-feira (07) o novo Complexo Prisional Professor Aníbal Bruno. O local recebeu investimentos de R$ 25 milhões dos governos federal e estadual e foi dividido em três unidades independentes, formando um Complexo Prisional, com cerca de 19.000 m² de área construída. Antes o presídio tinha 16.000 m².

Segundo o Palácio do Campo das Princesas, cada uma das três unidades é gerenciada por um diretor. Cada presídio tem seu próprio refeitório, escola, sala de laborterapia, padaria, enfermaria, cozinha e rede de água, esgoto, telefonia e energia elétrica, além de portão exclusivo para facilitar o acesso dos familiares e advogados.
O Presídio Juiz Antônio Luiz de Barros conta hoje com 2.800 homens. O Presídio Agente Marcelo Francisco de Araújo tem 1.100 presos. No terceiro prédio, o Presídio Frei Damião de Bozzano, abriga aqueles considerados os mais perigosos. No local estão 900 encarcerados. De acordo com a Seres, os presos são divididos por tipo de crime.

Para facilitar o controle da população carcerária, foram construídos muros de concreto delimitando o espaço de cada unidade. A ativação de 24 guaritas, que serão ocupadas por policiais militares, e a instalação de 72 câmeras de vigilância interna deverão tornar o local mais seguro.

Além da reforma estrutural, foram tomadas medidas relativas aos funcionários e equipamentos do local. Trezentos novos agentes penitenciários substituíram os policiais militares, que eram responsáveis pela guarda interna do complexo.

A Seres ainda adquiriu aparelhos de raios-x, detectores de metais e armamentos letais e não-letais. De forma inédita no Sistema Penitenciário, os reeducandos estão sendo distribuídos nos pavilhões de acordo com a gravidade do crime que cometeu e a quantidade de processos que responde.

Ainda segundo as informações da Seres, a capacidade de atendimento de saúde foi ampliada com a contratação de profissionais de diversas áreas. As equipes multidisciplinares são formadas por médico, enfermeiro, dentista, fisioterapeuta, farmacêutico, assistente social e psicólogo. Para o encaminhamento ao atendimento externo foram adquiridas três ambulâncias do tipo Semi-UTI.

Após a apresentação do local, o secretário de Ressocialização, Romero Ribeiro, acompanhado pela comitiva da Câmara do Pacto Pela Vida, visitará as obras do Centro Integrado de Ressocialização, em Itaquitinga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário