Sejam Bem Vindos!!

Também no Orkut:

widgeo.net

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Governo entrega novas viaturas para o sistema prisional

Rodolfo Oliveira/Ag. Pará
As 11 viaturas vão agilizar o trabalho da Susipe no deslocamento dos detentos
A Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe) ganhou nesta sexta-feira, 17, 11 novas viaturas tipo furgão. Os veículos, que têm capacidade para até 10 presos, além de lugares para escolta e passageiros, serão distribuídos para as casas penais da Região Metropolitana de Belém e do interior. A entrega das novas viaturas foi realizada na sede do Comando Geral da Polícia Militar, na capital, pelo secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Estado, Luiz Fernandes, ao superintendente da Susipe, coronel André Cunha.
De acordo com o superintendente, as novas viaturas aumentam a capacidade de atendimento do Sistema Penal, que enfrentava problemas em relação ao transporte de presos. “Esses novos veículos serão agregados à frota já existente, aumentando a capacidade de resposta no transporte dos presos, que será feito com mais segurança e eficiência”, explicou o coronel, que contabiliza na Susipe agora 119 viaturas, entre administrativas e operacionais. Ele conta que, por conta do déficit de viaturas, algumas audiências de presos eram atrasadas na Justiça, o que dificultava o andamento de todo o sistema.
O secretário Luiz Fernandes ressaltou que as viaturas fazem parte de um conjunto de investimentos que o Governo do Estado está fazendo em todo o sistema de Segurança Pública e Defesa Social paraense. “Não se pode falar na redução dos índices de violência se não houver investimentos em todo o sistema, principalmente no Sistema Penal. Só no ano passado nós ampliamos a frota de viaturas da Susipe em 42%, entre viaturas administrativas e operacionais”, comentou Fernandes.
Segundo ele, os investimentos também estão sendo feitos para reduzir a superlotação nas casas penais. “Até o final deste ano o Governo do Estado terá criado 4 mil novas vagas no sistema penitenciário, com a inauguração de duas casas penais. Até o final desta gestão, o Estado pretende zerar este déficit com a construção de 14 casas penais”.
Tecnologia
O total de recursos utilizados na compra das novas viaturas é de R$ 1,5 milhão. A maior parte foi investida pelo Governo do Estado, na compra de 10 das 11 viaturas. Uma viatura foi viabilizada pelo Governo Federal, por meio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen). Os carros estão equipados com rastreadores, câmera no cárcere, com monitoramento na cabine da escolta e rádio integrado com o sistema de Segurança Pública do Estado.
Os carros serão distribuídos para as seguintes casas penais: Centro de Recuperação Prisional II e III; Presídio Estadual Metropolitano II; Centro de Recuperação Feminino; Centro de Recuperação Agrícola Silvio Hall de Moura; Centro de Recuperação Agrícola Mariano Antunes; além dos Centro de Recuperação Regional de Paragominas, Abaetetuba, Tucuruí e Altamira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário