Sejam Bem Vindos!!

Também no Orkut:

widgeo.net

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Defensor diz que desativação de presídio em Arapiraca atende a pressões políticas

Defensor diz que desativação de presídio em Arapiraca atende a pressões políticas
 
Clique na imagem para ampliar


A desativação do Presídio Desembargador Luiz de Oliveira Souza, em Arapiraca, continua sendo alvo de polêmicas, após ação da Defensoria Pública o juiz José Miranda Santos Junior, da 4ª Vara do município concedeu liminar para que não houvesse a transferência coletiva dos presos para Maceió, esvaziando o presídio.
No entanto, as más condições do presídio, onde já ocorreram fugas, continuam chamando atenção das autoridades. O prazo de dois anos, tempo previsto para a construção de um novo presídio em Arapiraca, seria extenso e se houvesse a desativação da unidade prisional, poderia resultar na superlotação em Maceió.
Segundo o defensor público André Chalub, um dos responsáveis pela ação, a possibilidade de desativação do presídio atenderia a pressões políticas, como as reclamações vindas do Campus da Ufal em Arapiraca, que fica vizinho, e para onde os presos já se dirigiram durante uma fuga, no ano passado.
“O fechamento não pode ocorrer de forma nenhuma, pois isso iria contra a descentralização do sistema prisional que acontece em todo país. Um exemplo disso foi a desativação do Caradiru, para construção de presídios menores, facilitando as visitas. Centralizar a massa carcerária não é o caminho”, afirmou o defensor.
Para ele, a transferência dos presos para Maceió poderia dificultar a ressocialização, já que a maioria vem de famílias pobres, que não teriam condições de se deslocar para a capital. Ele destacou que o Baldomero Cavalcante não tem estrutura para receber aproximadamente 200 presos, vindos de Arapiraca.
“Queremos preservar o direito de visita dos familiares e o princípio da pessoa humana. Os presos e os parentes não aceitaram, por isso a Defensoria tomou à frente. Em dezembro entramos com a ação e a transferência não deve acontecer nos próximos 90 dias”, ressaltou Chalub.
O defensor afirmou não haver motivos para trazer os presos para Maceió, onde os presídios estão superlotados. “O presídio de Arapiraca só pode ser fechado quando o novo estiver pronto. O Litoral Norte seria uma região estratégica para a construção de um presídio. É certo que o Estado preciso de novos presídios e não concentrar em Maceió”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário