Sejam Bem Vindos!!

Também no Orkut:

widgeo.net

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

MAIS UMA: Detento morre e agente penitenciário fica ferido durante rebelião


Uma rebelião de detentos do Presídio de Itajubá, na Região Sul de Minas, deixou pelo menos um preso morto e um agente penitenciário ferido na manhã desta terça-feira. A Polícia Militar e Agentes do Grupo de Intervenção Rápida (GIR) do sistema prisional negociaram com os criminosos e o motim encerrou-se por volta das 16h.

De acordo com a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), o motim começou por volta das 7h, quando homens de dois pavilhões renderam e fizeram cinco agentes como reféns. Houve confrontos entre os presos e os agentes. Na briga, um dos detentos, ainda não identificado, acabou morrendo.

Um agente penitenciário, que também não teve o nome divulgado, se feriu durante o confronto e foi socorrido para o Hospital Escola da cidade. Segundo a Seds, ele passa bem. Informações de um advogado que foi chamado e teve contato com os detentos, dão conta de que duas pessoas ainda são feitas reféns, um detento e outro agente penitenciário.

Centenas de policiais, entre Civis e Militares, compareceram ao presídio para fazer a negociação. O sub-secretário da Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi), Murilo Andrade Oliveira, acompanhou os trabalhos. O Corpo de Bombeiros também foi acionado, pois os detentos colocaram fogo em colchões. O helicóptero da PM de Belo Horizonte auxiliou o grupo.

Pedro Leopoldo

Essa é a segunda rebelião em presídios mineiros em menos de uma semana. Na última quarta-feira, os detentos da Penitenciária de Pedro Leopoldo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, também se rebelaram. Um preso fingiu passar mal e quando agentes penitenciários foram atendê-lo outros quatro albergados dominaram os servidores e conseguiram rendê-los. As armas dos agentes foram roubadas e na confusão um deles acabou baleado no braço. A Polícia Militar (PM) foi acionada para controlar a situação e iniciar negociações para liberação de dois reféns.

O tumulto causou medo e caos para os moradores que moram próximo ao presídio. Armados, os detentos atiraram contra policiais e jogaram uma granada para o lado de fora do prédio. O artefato explodiu próximo ao portão de uma residência.

Durante o motim, os presos destruíram o presídio. Por causa disso, dos 114 detentos que ocupavam a cadeia, 89 foram transferidos para unidades da Grande BH localizadas em São Joaquim de Bicas e Ribeirão das Neves. 
Fonte: http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2012/12/25/interna_gerais,339297/detento-morre-e-agente-penitenciario-fica-ferido-durante-rebeliao-no-sul-de-minas.shtml


Nenhum comentário:

Postar um comentário