Os participantes do curso são fuzileiros navais e agentes penitenciários do Paraná e Minas Gerais, que vieram ao Rio treinar no Complexo do Gericinó.
A Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP) do Rio de Janeiro promove até o dia 27, o Curso de Combate em Ambiente Confinado (CAC). As aulas são coordenadas pelo Centro de Instrução Especializada (Ciesp), localizado no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu. O objetivo da ação é atender as solicitações de órgãos de segurança de outros estados do Brasil, interessados em conhecer as táticas utilizadas pelo Grupamento de Intervenção Tática (Git) do Rio de Janeiro.
Foram disponibilizadas 30 vagas ocupadas por agentes penitenciários do Paraná e Minas Gerais, além do Grupamento de Fuzileiros Navais que atua no Presídio da Marinha do Brasil.
O curso é realizado em 130 horas, divididas em disciplinas como, revista pessoal e abordagem, agentes químicos e munição não-letal, armamento e tiro, gerenciamento de crises, entre outras.
O 2º sargento dos Fuzileiros Navais, Zuelber, fala da expectativa em relação ao curso. “A nossa direção acredita na importância de compartilhar essa experiência junto ao Git”, afirmou.
Rogério Orem, agente penitenciário do estado do Paraná, elogia a parceria entre os estados. “Pleiteamos as vagas em outubro, quando visitamos o sistema penitenciário do Rio. O treinamento vai ajudar na montagem do nosso grupamento tático”, concluiu.
Jeferson Marcelo, agente penitenciário do Comando de Operações Especiais (Cope) do estado de Minas Gerais, acredita no aprendizado constante. “Buscamos em outros estados a troca de conhecimentos com grupos especiais para agregar experiências”, disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário