Sejam Bem Vindos!!

Também no Orkut:

widgeo.net

sábado, 21 de janeiro de 2012

Sistema penitenciário quer ampliar parceria com universidade


Reunião realizada no gabinete do reitor Eurico Lôbo
Reunião realizada no gabinete do reitor Eurico Lôbo

Em reunião com o reitor da Universidade Federal de Alagoas, Eurico Lôbo, o superintendente geral de Administração Penitenciária do Estado, tenente-coronel Carlos Luna, solicitou a ampliação dos convênios existentes entre as duas instituições. O objetivo é abrir mais vagas de trabalho para os reenducandos e promover a qualificação dessas pessoas que estão no regime semiaberto.
Luna informou que existem 160 pessoas inseridas em atividades de trabalho, das quais 41 estão na Ufal. “A intenção é ampliar nossa parceria com a universidade para que possamos abrir mais vagas de trabalho para os reeducandos. Outra proposta é podermos promover cursos para qualificar esse público específico e capacitar nossos gestores”, esclareceu.
O superintendente falou do trabalho que está sendo realizado para formação e reinserção dos reeducandos. “A educação faz a diferença; é uma mudança de cultura e já estamos colhendo bons resultados. No último Enem, tivemos dois dos nossos reeducandos classificados no SiSU (Sistema de Seleção Unificada) para a Ufal”, ressaltou.
O reitor disse que essas iniciativas compõem o papel social da universidade. “Vamos avaliar o pedido, mas acredito ser viável a ampliação da parceria existente. Quanto à oferta de cursos de qualificação e capacitação, são ações para serem avaliadas. Podemos oferecer cursos para os gestores do sistema prisional, agentes e técnicos, mas, também, desenvolver projetos de alfabetização e inclusão digital para os reeeducandos do semiaberto”, confirmou.
A pró-reitora de Gestão de Pessoas  e do Trabalho, Silvia Cardeal, propôs a elaboração de um cronograma mensal para planejar ações, realizar projetos e avaliar as atividades. “Somos um universo muito rico e creio que podemos contribuir com o processo de reinserção social”, destacou, ao colocar a Progep à disposição para as ações institucionais.
A professora do curso de Arquitetura, Suzan Cordeiro, disse que medidas a médio e longo prazos podem resultar em projetos de pesquisas acadêmicas dentro do sistema prisional. Mara Rejane Ribeiro, da Assessoria de Educação em Direitos Humanos e Segurança Pública da Ufal, disse ser possível fazer o trabalho na área de educação em direitos humanos, envolvendo alunos e professores da universidade e ouvindo os reeducandos. “Precisamos fazer também um trabalho de sensibilização da comunidade acadêmica”, revelou.
Presídio de Arapiraca
Durante a reunião, o superintendente Luna confirmou a retirada dos presos que estão no presídio de Arapiraca e a transferência para Maceió. “Essa é uma ação do governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Defesa Social, e não uma ação da Ufal. Temos a necessidade de resolver o problema da falta de estrutura para melhorar a segurança na área próxima ao Campus Arapiraca”, assegurou. Ele também informou a aprovação da emenda de 20 milhões de reais, da deputada federal Célia Rocha, para construção do novo local.
O reitor, mais uma vez, colocou-se à disposição, no sentido de disponibilizar grupo de profissionais interdisciplinar para desenvolver o trabalho social com os reeducandos de Arapiraca e os familiares. “É uma questão de respeito à pessoa”, completou.
Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário