Sejam Bem Vindos!!

Também no Orkut:

widgeo.net

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Mortes de presos: sindicato critica condenação antecipada de agentes


Um dia depois de o promotor da Vara de Execuções Penais, Cyro Blatter, ter afirmado considerar ‘grotescos’ os assassinatos, afirmando que o sistema prisional está um ‘navio desgovernado’ e ameaçando pedir prisões preventivas de pessoas que podem ter facilitado as mortes dos detentos José Lovêncio dos Santos Neto, 31, e José Domingos da Silva, 41, o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários de Alagoas (Sindapen), Jarbas Souza, criticou nesta segunda-feira o representante do Ministério Público, insinuando que Blatter estaria querendo "antecipar" a condenação de agentes como culpados pelas execuções ocorridas nesse domingo no Presídio Baldomero Cavalcante.

Lovêncio e José Domingos foram encontrados mortos na enfermaria da unidade prisional, apresentando sinais de enforcamento e perfurações causadas por arma branca.


Jarbas dise que é preciso primeiramente desvincular o movimento grevista das duas mortes. “O sindicato quer a investigação, porque os agentes não têm nenhum motivo para matar detentos. Caso alguns deles tivessem cometido esses crimes, seriam verdadeiros monstros. Afinal, estão ali como servidores, comprometidos com o Estado e com a legalidade. Mas não aceitamos que os agentes sejam condenados antes mesmo do início investigações. A Polícia Civil está apurando os dois casos, deverá dispor dos laudos da perícia sobre as mortes, não havendo motivo para precipitação” - afirmou.

O sindicalista foi mais além e declarou que a própria entidade se colocou à disposição da Polícia e do Ministério Público para ajudar nas investigações. "Foram crimes bárbaros. Desejamos que os verdadeiros culpados sejam punidos. Não podemos descartar e nem apontar agentes como culpados. O que não é correto é antecipar e atribuir crimes à categoria" - insistiu.

Segundo informou a assessoria da Intendência Penitenciária, Carlos Luna, titular do Igesp, esteve reunido pela manhã com o promotor Cyro Blatter, passando inrormações sobre o caso. Luna afirmou ter determinado a instauração de sindicância para apurar as duas mortes. O objetivo principal das investigações administrativas é saber se há servidores envolvidos nos assassinatos.

Agentes da Delegacia de Homicídios e o Ministério Público Estadual começaram a investigar as execuções já no domingo. A delegada Ana Luíza Nogueira, da Divisão de Investigações e Capturas (Deic), e agentes estiveram na enfermaria do presídio, onde os corpos foram encontrados. O promotor Cyro Blater também esteve no Baldomero e manteve contatos com outros reeducandos, procurando levantar detalhes que pudesse ajudar nas investigações.

Fonte: http://gazetaweb.globo.com/v2/noticias/texto_completo.php?c=223116

Um comentário:

  1. É COM GRANDE INDIGNAÇÃO QUE VEMOS O FEUDALISMO AINDA IMPERAR EM CERTOS ESTADOS, COMO É O DE ALAGOAS. ONDE PARA SE RESOLVER UMA BRONCA QUE É A SUPERLOTAÇÃO NOS PRESÍDIOS COM FALTA DE TUDO ATÉ DE ÁGUA PARA OS PRESOS BEBEREM, QUANDO CADA PRESO CUSTA PARA O ESTADO EM MÉDIA 2000,00 (DOIS MIL REAIS), ACHAM LOGO A CORRENTE MAIS FINA QUE A DOS AGENTES PENITENCIÁRIO.

    DOUTORES DA LEI ASSIM E COVARDIA EM DOBRO. ALEM DOS AGENTES SEREM POUCOS PARA TANTOS PRESOS, POUCAS VIATURAS E GANHAREM MAL. OS CÉREBROS PENSANTES DO SISTEMA AINDA QUEREM CULPADOS DE TODA SUJEIRA DO SISTEMA, PROCURANDO COMO ALVO NOS AGENTES PENITENCIÁRIO.

    AJUDA AI VAI A SOCIEDADE NÃO É “OTÁRIA” A PONTO DE ACHAREM QUE VOCÊS REPRESENTAM A VERDADE.

    ONDE ESTAVA O MPAL ANTES DE TUDO ISSO?
    ONDE ESTAVA O SR JUIZ DA VARA DAS EXECUÇÕES PENAIS.

    O ENREDO VEM DE MUITO LONGE, SERÁ QUE SE PRENDER TODOS AGENTES PENITENCIÁRIOS DO BRASIL MELHORARIA ALGO?

    BARRETO
    AGENTE PENITENCIÁRIO DE PE
    veja um blog que temos aqui em pe
    http://apoeira2.blogspot.com/

    ResponderExcluir