Sejam Bem Vindos!!

Também no Orkut:

widgeo.net

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

"Nova" cúpula da Segurança Pública assume hoje com enormes desafios


A “nova” cúpula da Segurança Pública em Alagoas inicia hoje um trabalho que busca superar talvez o maior desafio da segunda gestão do governo Teotônio Vilela, tirar o Estado do patamar de líder em número de homicídios no Brasil.

Quando o Coronel Dario Cesar e o delegado da Policia Civil José Edson tomarem posse a frente da “nova” Secretaria Defesa Social na manhã de hoje, sabem que após os erros e acertos da primeira gestão, na qual os dois tiveram participação direta, terão que ser transformados em resultados efetivos,eles serão cobrados,mas tem motivos para achar que receberão mais que o antecessor Paulo Rubim em termos de recursos humanos e financeiros.

Ao anunciar o nome de Dário Cesar,o governador falou em continuidade ao “ótimo” trabalho realizado pelo ex-delegado Paulo Rubim, mas na prática Teotônio Vilela sabe que o ex-comandante da Policia Militar tem uma forma diferente de trabalhar, ele é mais duro, menos tolerante com o erro e trabalhará em cima de uma meta da qual tentará cumprir de todas as formas.

A escolha de um militar em vez de um delegado civil ou federal não deixa de ser um fato surpreendente, mas o nome do coronel sempre foi a primeira opção do governador que ficou muito satisfeito com o trabalho feito em pouco mais de cinco meses por Dário a frente da Policia Militar.

Em uma entrevista concedida pelo então comandante da Policia Militar ao Cadaminuto, Dário Cesar deixou bem claro que pensa em fazer mudanças na estrutura da Segurança Pública ao afirmar, entre outras coisas, que o trabalho desenvolvido por ele visa aumentar a presença de policiais nas ruas e destacou a necessidade de uma reengenharia na instituição, que precisaria evoluir e quebrar paradigmas, o que está diretamente ligado a mudanças na legislação.

Para ele, a PM deve atuar como uma empresa privada, mas prestando segurança de forma coletiva e não individualizada, cumprindo o que determina a Constituição Federal.

“O cidadão quer uma polícia ostensiva, porque ao ver um policial fardado na rua, tem certeza que o Estado está presente, garantindo segurança. A instituição é quase bicentenária e na época da ditadura deixou de proteger, para agir contra a democracia, atendendo o governo da época. Houve um processo para reestabelecer a ordem, mas ainda temos uma estrutura paquidérmica, grande, pesada e lenta e é isso que precisa ser revisto”, afirmou.

Ele já deixou claro que vai cobrar a realização dos concursos e tem boas chances, ao contrário de Paulo Rubim, que isto aconteça, ainda este ano o concurso da Policia Militar deve ser anunciado e a tendência que no ano que vem o mesmo aconteça com a Policia Civil.

Mas como não poderia deixar de ser o coronel Dário já assume a pasta com um problema grave a ser resolvido,os agentes penitenciários estão em greve, e o presidente do Sindicato da categoria, acusados de torturas por parentes de preso, extrapolou ao dizer que os presos iriam se matar se não houvesse uma definição para o fim do movimento.

Dário já foi superintendente da Intendência penitenciária e conhece bem o problema. Este será o primeiro de vários testes que o novo secretário terá pela frente e pelo bem da sociedade alagoana, cansada de tantos crimes e violência. É bom que consiga!

Fonte: http://cadaminuto.com.br/noticia/2011/01/26/nova-cupula-da-seguranca-publica-assume-hoje-com-enormes-desafios-pela-frente

Nenhum comentário:

Postar um comentário