Sejam Bem Vindos!!

Também no Orkut:

widgeo.net

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

ELEIÇÕES 2010: Confira sabatina com Teotonio Vilela Filho


Vilela respondeu a perguntas de especialistas

O governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) participou, na manhã desta quinta-feira (20), de uma sabatina promovida pelo programa Pajuçara Manhã, da TV Pajuçara. Durante 15 minutos, o candidato que disputa a reeleição com o ex-governador Ronaldo Lessa (PDT), respondeu às perguntas de especialistas em áreas importantes como saúde, educação, economia e segurança, além de um questionamento feito pelo jornalista Ricardo Mota.

Confira o vídeo da sabatina com o candidato Teotonio Vilela Filho:

http://tudonahora.uol.com.br/videos

As perguntas pré-elaboradas não foram direcionadas a nenhum dos candidatos e foram selecionadas através de sorteio. Na primeira delas, feita pelo economista Cícero Péricles e que abordou investimentos em agricultura familiar, Vilela ressaltou que nos últimos quatro anos contratou mais de 300 técnicos e adquiriu 150 viaturas para trabalho de assistência técnica e extensão rural. "Estamos firmando convênios com o Ministério do Desenvolvimento Agrário para conseguir mais recursos. No entanto, já foram investidos mais de R$ 150 milhões na agricultura, sobretudo em iniciativas voltadas para o pequeno agricultor", respondeu.

Quando o tema foi educação, o ex-presidente do Conselho Estadual de Educação, Élcio Verçosa quis saber como resolver o problema da alimentação nas escolas e ouviu do governador que o programa Geração Saber, além de investir na compra de equipamentos e na qualificação de professores, também destina recursos para merenda escolar. "Também vamos investir recursos do Fundo de Erradicação da Pobreza (Fecoep) nessa área. Sabemos que alunos bem alimentados aprendem melhor", disse Vilela.

Quem perguntou sobre Saúde foi a assistente social e coordenadora do Núcleo de Saúde Pública da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas, Suely Nascimento. Ela questionou sobre a contratação de Organizações Sociais e Organizações Sociais de Interesse Público (Oscips) para atuação na área da saúde. Ao responder, Vilela explicou que os contratos seguem modelos que deram certos em outros estados como Sergipe e que será feita uma experiência no hospital de Santana do Ipanema. Contudo, o governador ressaltou que se a experiência não der certo esses contratos serão revertidos.

O jornalista Ricardo Mota, que mantém um blog no portal Tudo na Hora, perguntou como será a relação do governador eleito com a Assembleia Legislativa. Vilela respondeu que nos últimos quatro anos teve um bom relacionamento com os deputados estaduais e que conseguiu a aprovação de projetos importantes. Ele reconheceu que houve momentos de tensão na relação com os parlamentares, como no episódio da redução do duodécimo da Casa. Frisou, no entanto, que tem mantido uma relação positiva de diálogo com os deputados quando é necessário se discutir projetos de interesse público.

O último questionamento foi feito pelo presidente do Conselho de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Everaldo Patriota, sobre a integração entre as polícias Civil e Militar no combate ao crime. O advogado ouviu de Vilela que as polícias trabalham em parceria, mas ainda não há como unificá-las. "Além dessa integração, também trabalhamos em conjunto com a 17ª Vara Criminal, com o Ministério Público e Polícia Federal. Tudo para combater a criminalidade e dar segurança ao alagoano", concluiu.

Pela ordem de sorteio, amanhã será a sabatina com o ex-governador Ronaldo Lessa. O Pajuçara Manhã vai ao ar às 6h45.

Nenhum comentário:

Postar um comentário