Sejam Bem Vindos!!

Também no Orkut:

widgeo.net

domingo, 24 de outubro de 2010

ELEIÇÕES: Feriados de Finados e do Padre Cicero devem alterar cenário eleitoral



A tendência em Alagoas é aumentar abstenção com a ida dos romeiros a maior festa religiosa do Nordeste.

O feriado da festa de Padre Cícero Romão Batista, no Juazeiro do Norte(Ceará) em 1 de novembro e de Finados, em 2 de novembro, poderá alterar o cenário eleitoral brasileiro, especialmente no número de eleitores que devem comparecer às urnas. Isso porque o feriado ocorre na terça-feira, dois dias depois do segundo turno das eleições.

E em Alagoas o mêdo maior é o crescimento de abstenção que no primeiro turno foi de 449.639(22.11%) dos votos válidos num total de 1.394.079. 0 feriado maior é a festa do Padim Ciço,onde na vespera da festa no dia da eleição romeiros alagoanos vão cumprir suas promessas na miaor festa religiosa do Nordeste.

Outro fator que pode trazer surpresas no resultado das urnas é o dia do Funcionário Público, que será comemorado em 1º de novembro. “Emendar os feriados permite que vários funcionários públicos e suas famílias viajem, o que pode causar algum tipo de alteração no cenário eleitoral. Essas pessoas representam mais ou menos 10% do eleitorado. Esse é o maior receio dos candidatos”, disse o cientista político da Universidade de Brasília (UnB) Leonardo Barreto.

Na sua avaliação, tanto a candidata petista Dilma Rousseff, quanto o tucano José Serra devem perder votos. “Se apenas funcionários públicos viajarem, é bem possível que a Dilma perca alguma coisa, porque eles têm um medo danado da volta do PSDB ao governo em virtude dos oito anos de arrocho nos salários”, disse. “Por outro lado, se considerarmos que boa parte dos eleitores é de classe média, que deve votar no Serra, poderá haver prejuízos para ele também”, completou.

O eleitor que não votou no primeiro turno poderá votar normalmente no segundo. Aqueles que viajarem e não tiverem feito a inscrição para votar em trânsito deverão justificar a ausência. A justificativa pode ser apresentada em qualquer cartório eleitoral no dia da eleição ou até 60 dias depois do pleito.

O eleitor que não votar nem justificar sua ausência será multado pela Justiça Eleitoral. Caso não vote e nem pague a multa, não poderá se inscrever em concurso público, tirar passaporte ou carteira de identidade, renovar matrícula em estabelecimentos de ensino oficial, obter empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo ou participar de concorrência. Caso não vote em três eleições consecutivas, terá o título cancelado.

Crescimento da abstenção

A festa do Padre Cicero preocupa demais as duas coligações em Alagoas, onde abstenção no primeiro turno foi surpreendente:449.639(22.11%), chegando a ser apontado pelo vereador Galba Novaes(PRB) companheiro na chapa de Collor "com responsável pela derrota do senador que não foi para o primeiro turno.

Eis o resultado da eleição, no primeiro turno, onde o tucano Teotonio Vilela saiu na frente e tirou Collor da disputa. Teotonio Vilela com534.962(39,58%) do eleitorado válido: 1.399.079. Em seguida vem Lessa com 394.155 votos. Em branco foram 155.375 e em branco 76.698.

Já na disputa presidencial, Dilma só perdeu em 9 cidades das 102, obtendo 709.844 votos contra 508.232 dado ao tucano Serra. Votos nulos 131.944 e em branco 57.821 votos.

Fonte: http://cadaminuto.com.br/noticia/2010/10/24/feriados-de-finado-e-do-padre-cicero-deve-alterar-cenario-eleitoral

Nenhum comentário:

Postar um comentário