Sejam Bem Vindos!!

Também no Orkut:

widgeo.net

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Três armas são encontradas em cela no Baldomero Cavalcanti



Major Marcos Lima, ouvidor penitenciário





Pistolas apreendidas dentro das unidades

Agentes penitenciários apreenderam três pistolas calibre 380 durante uma revista no presídio Baldomero Cavalcanti. A revista ocorreu durante toda esta quinta-feira. A direção da unidade não descarta a existência de outras armas escondidas nas celas e vai realizar novas incursões dentro dos módulos. Enquanto o trabalho não é concluído, as visitas estão suspensas por ordem da Vara de Execuções Penais.

Segundo o ouvidor penitenciário, major Marcos Lima, os agentes tiveram que usar bombas de efeito moral durante a revista. Ele revelou ainda que uma das pistolas foi usada numa tentativa de fuga registrada na quarta-feira pela manhã. "Os detentos ainda chegaram a trocar tiros com a guarda externa, mas recuaram", frisou o ouvidor, acrescentando que a ordem da justiça é que as visitas fiquem suspensas por dez dias.

Marcos Lima não descartou a possibilidade das armas terem sido entregues para os presos por funcionários. "Já foi instaurada sindicância para investigar isso. Mas as pistolas também podem ter sido colocadas na unidade por visitantes", afirmou.

Na manhã de hoje, o presidente da comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AL), Gilberto Irineu, esteve no presídio Baldomero Cavalcanti, onde pediu que houvesse uma celeridade nos trabalhos de revista durante o fim de semana. "Na segunda-feira devemos ter uma nova reunião e o ideal é que o trabalho já tivesse sido concluído. Mas, realmente, com risco de haver armas lá dentro é temerária a entrada das famílias", ressaltou.

Uma comissão de parentes dos presos foi convidada, no fim da manhã de hoje, para participar de uma reunião com a direção do Baldomero Cavalcanti, Gilberto Irineu e com os detentos que representam os módulos. Elas cobraram a volta das visitas e disseram que estão preparando um abaixo-assinado, pedindo a saída da direção do presídio e o respeito aos direitos humanos dos maridos. "Eles estão sendo mal-tratados pelos agentes e não estamos sabendo de nada que ocorre lá dentro", disse Jeosselayne Soares Ferreira, esposa de um detento.

Protesto

Na manhã de ontem, familiares dos presos realizaram um grande protesto em frente ao Baldomero, depois que foram informadas da suspensão das visitas. Elas chegaram a fechar a rodovia BR-104 e tentaram derrubar as grades da unidade. Mulheres chegaram a passar mal e precisaram de atendimento médico.

A entrada de feiras para os detentos já foi liberada.



Denúncia

Durante a reunião com a direção do presídio, os presos afirmaram que a responsabilidade pelos problemas e motins dentro do Baldomero seria a forma truculenta com que o Grupo de Ações Penitenciárias (GAP) vêm agindo. "Eles entram chingando todo mundo e com bombas. Mandam a gente 'virar' a cadeia para responderem com violência. Vai chegar o dia que não vamos segurar e o presídio vai estourar", disse um dos detentos, que não pode ter o nome revelado.

O ouvidor Marcos Lima afirmou que vai analisar as denúncias dos detentos e pedir moderação nas ações do GAP.

Fonte: http://tudonahora.uol.com.br/noticia/policia/2010/10/01/112607/agentes-apreendem-tres-pistolas-no-presidio-baldomero-cavalcante

PARABÉNS A TODA EQUIPE DO BALDOMERO E AO GAP PELO EXECELENTE TRABALHO REALIZADO; TAMBÉM A TODA GERÊNCIA DO BALDOMERO E DUP. JÁ VÃO LONGE OS TEMPOS EM QUE SABÍAMOS QUE HAVIAM ARMAS NO PRESÍDIO, MAS FICAVA O "DITO PELO NÃO DITO"; AGORA "A CRIANÇA CHORA E A MÃE NÃO ESCUTA"...

Nenhum comentário:

Postar um comentário