Sejam Bem Vindos!!

Também no Orkut:

widgeo.net

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Aníbal Bruno, o presídio sem solução

Superlotação obriga presos a dormirem em barracas improvisadas / Foto: Divulgação

Superlotação obriga presos a dormirem em barracas improvisadas

Foto: Divulgação

A resposta do governo de Pernambuco à Organização dos Estados Americanos (OEA) sobre a situação precária em que vivem os detentos do Presídio Aníbal Bruno, no Sancho, Zona Oeste do Recife, não agradou as entidades ligadas à defesa dos direitos humanos. A Comissão de Monitoramento das Medidas Cautelares - foram seis, elencadas pela OEA, referentes à unidade prisional - pretende enviar novo relatório para à organização.

Dessa vez, no entanto, o grupo vai anexar fotos das dependências do Aníbal Bruno tiradas recentemente, após o prazo de 20 dias para que as providências fossem adotadas. As imagens, apresentadas nesta quinta-feira durante audiência pública na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), revelam falta de higiene, comércio informal dentro da unidade e presos dormindo em barracas, reflexo da superlotação do presídio.

De acordo com Wilma Melo, que faz parte do Conselho Estadual de Direitos Humanos e integra a comissão, Pernambuco deu pouca importância à notificação da OEA ao governo brasileiro. "Estamos produzindo um relatório para enviar à OEA mostrando que o governo do Estado não apresentou soluções para o presídio", explicou. O documento, segundo Wilma Melo, deve ser enviado até o fim de outubro.

A Organização dos Estados Americanos notificou o governo brasileiro no início de agosto através de seis medidas cautelares, que solicitavam providências em relação à superlotação - o Aníbal Bruno tem cerca de 4,8 mil presos e capacidade para dois mil - e os casos de assassinato, tortura, falta de assistência médica e existência de presos atuando como chaveiros na unidade.

O Executivo estadual já encaminhou três relatórios ao Ministério das Relações Exteriores - que repassa à OEA - explicando as providências que estão sendo tomadas em relação aos problemas do Aníbal Bruno. O governo de Pernambuco não divulgou o conteúdo dos documentos. Mas segundo Wilma Melo, que teve acesso às explicações, as medidas anunciadas não convencem.

"Não há previsão para se acabar com os chaveiros. A situação precária nos pavilhões continua. Gente se revezando para dormir e presos doentes no meio dos outros", destacou Wilma Melo, que apresentou as fotos durante a audiência pública, que tratava da situação do sistema penitenciário pernambucano.

O secretário-executivo de Ressocialização, coronel Romero Ribeiro, também participou da reunião na Assembleia Legislativa, onde mostrou o que o governo estadual está fazendo para melhorar a situação do sistema prisional.

Em relação ao Aníbal Bruno, coronel Ribeiro destacou a divisão da unidade em três presídios independentes. "Até o fim do ano iremos chamar novos agentes penitenciários e inaugurar a divisão da unidade", destacou o secretário.

O coronel ainda ressaltou que o Centro de Triagem (Cotel), em Abreu e Lima, no Grande Recife, está passando por obras para aumento da capacidade. "Iremos criar mais 300 vagas até o meio do próximo ano no Cotel, que é a porta de entrada no sistema prisional", explicou.

GALERIA DE IMAGENS

Comissão denuncia superlotação e falta de estrutura no Presídio Aníbal Bruno
Legenda
Anteriores
  • Divulga%E7%E3o
  • Divulga%E7%E3o
  • Divulga%E7%E3o
  • Divulga%E7%E3o
Próximas

AGENTES - Um grupo de agentes penitenciários aprovados no último concurso esteve na audiência pública para cobrar nomeação no cargo. Segundo eles, atualmente existe pouco mais de 800 agentes no sistema prisional, quando o ideal seriam 4,5 mil.

Lá, ouviram do secretário Romero Ribeiro que 500 serão chamados até novembro e que os outros 277, que já concluíram o curso, também serão nomeados, mas ainda sem previsão de data. Concursados da Polícia Militar, do certame de 2009, também estiveram na Alepe. A reivindicação era a mesma, já que esperam nomeação há mais de um ano.

Fonte: http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cidades/noticia/2011/09/22/anibal-bruno-o-presidio-sem-solucao-16754.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário