Sejam Bem Vindos!!

Também no Orkut:

widgeo.net

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Manual explica como diminuir incidência de tuberculose em presídios


 
Com o objetivo de diminuir a transmissão de tuberculose, além de ações para a população em geral, algumas estratégias específicas estão sendo desenvolvidas para controlar a doença em grupos populacionais que vivem em condições desfavoráveis, entre eles está a população carcerária. No Manual de Recomendações para o Controle da Tuberculose no Brasil estão normas e ações que podem evitar a propagação da doença em todos os tipos de ambientes, com atenção especial às ações voltadas para a população prioritária.

De acordo com o Boletim Epidemiológico de Tuberculose, divulgado na última segunda-feira (26), a incidência da doença é maior entre presos do que entre a população em geral. Em 2010 as pessoas reclusas em penitenciárias representaram 0,2% da população do país diagnosticada com tuberculose. 

Desse total, 6% dos casos notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) eram de detentos. O estado do Rio de Janeiro (2.081,2) apresentou a maior taxa de incidência, seguido pelo Maranhão (1.995,8), Rio Grande do Sul (1.644,2), Bahia (1.620,3), Pernambuco (1.517,2), Espírito Santo (1.466,1) e Pará (1.451,5).

O secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, esclareceu durante o anúncio do boletim que uma das estratégias usadas pelo Ministério da Saúde é aumentar a oferta universal de tratamento aos pacientes com tuberculose. “A melhora das condições sociais pode nos ajudar a alcançar este objetivo”.

O estudo diagnosticou que as penitenciárias facilitam a ocorrência e transmissão da tuberculose. Para evitar o a maior contaminação a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério da Justiça criou Manual de Intervenções Ambientais para o Controle da Tuberculose nas Prisões. Nele foram descritas intervenções simples baratas para melhoria das condições de ventilação e iluminação das prisões, sem comprometimento da segurança dos presídios. Entre as recomendações está a priorização da utilização de recursos de iluminação e ventilação natural ao invés das fontes artificiais.

Ajude a erradicar a tuberculose do país e dissemine essa informação.

Fonte: http://www.blog.saude.gov.br/manual-explica-como-diminuir-incidencia-de-tuberculose-em-presidios/

Nenhum comentário:

Postar um comentário