Sejam Bem Vindos!!

Também no Orkut:

widgeo.net

sábado, 10 de novembro de 2012

Agentes são presos tentando entrar com celulares em presídio

Agentes penitenciários tentavam entrar com 20 aparelhos celulares no Baldomero Cavalcanti

Trabalhos de investigação realizados entre o departamento de inteligência interna dos agentes penitenciários e a Divisão Especial de Investigação e Captura (Deic) levou à prisão de cinco pessoas, sendo três agentes penitenciários, que tentavam entrar no presídio Baldomero Cavalcanti com cerca de 20 aparelhos celulares na manhã deste sábado (10).


De acordo com Marcelo Avelino, diretor do Sindicato dos Agentes Penitenciários, Servidores e Trabalhadores do Sistema Prisional de Alagoas (Sinaspen/AL), as investigações começaram depois que um funcionário terceirizado que trabalhava na cozinha do presídio foi flagrado tentando entrar no local com seis aparelhos no mês passado.

“Não queremos corruptos jogando o nome de pais de família na lama. Não importa se são concursados ou terceirizados, se forem culpados vão ser denunciados e presos”, afirmou Avelino em entrevista ao Primeira Edição.

Segundo o diretor, os agentes presos foram identificados apenas como Alessandro, Baleano e Amozaidan - este terceiro estaria de carona com os outros dois e deve ser liberado depois de prestar esclarecimentos. Eles foram presos em flagrante e levados para a sede do Deic. “Em seguida eles devem ‘subir’”, informou Marcelo Avelino, se referindo à transferência dos acusados para um presídio.

As investigações devem continuar. De acordo com informações divulgadas pela Polícia Civil, além dos três agentes, foram presos mais um homem e uma mulher, que seriam parentes de presos.

O grupo é acusado de fazer parte de uma quadrilha que repassa armas, drogas e celulares para os presos.
 
Fonte: http://primeiraedicao.com.br/noticia/2012/11/10/agentes-penitenciarios-sao-presos-tentando-entrar-com-celulares-em-presidio

COMO SEMPRE DISSEMOS, O QUE NÃO PODE HAVER É PRISÕES SEM INVESTIGAÇÃO, SEM PROVAS, ETC, ALÉM DO QUE, TEM QUE SER DADO, SEMPRE, O DIREITO A AMPLA DEFESA E CONTRADITÓRIO... E, APÓS TODOS OS PROCEDIMENTOS, SE FOR CONSTATADA A CULPA, SEMPRE DEFENDEMOS QUE OS CULPADOS PAGUEM PELOS SEUS CRIMES... SÓ ASSIM NÃO TEREMOS O NOME DE 960 PAIS DE FAMÍLIA EM "VALA COMUM", COMO CORRUPTOS; POIS CORRUPTOS EXISTEM, MAS ESTES SÃO POUCOS, DEVEM SER IDENTIFICADOS, RETIRADOS DO NOSSO MEIO E PENALIZADOS POR SEUS ATOS.
 

Três agentes penitenciários do quadro efetivo do Estado e mais dois familiares de presos foram presos, na manhã deste sábado (10), em cumprimento a mandado de prisão expedido pela 17ª Vara Criminal da Capital, privativa do combate ao crime organizado. Eles são acusados de prática de roubo qualificado, corrupção passiva, formação de quadrilha e ainda foram autuados em flagrante delito por facilitar a entrada de material ilícito no sistema prisional e por porte ilegal de arma de fogo. Por conta disso, a Superintendência Geral da Administração Penitenciária (Sgap) apressa a edição de uma portaria em que aumenta o rigor nas revistas, inclusive aos servidores.

O coronel Carlos Luna, superintendente da Sgap, informou que foram presos os agentes Bruno Baliano, Alexsander Calheiros e um conhecido pelo prenome Amoisadam. Eles foram flagrados com cerca de 20 aparelhos celulares, comprimidos (drogas) e com armas registradas em nome de terceiros. O material, segundo o coronel, seria repassado a reeducandos do presídio Baldomero Cavalcanti.

As prisões foram efetuadas por policiais do Tático Integrado de Grupos de Resgates Especiais (Tigre) e da Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic), ambos da Polícia Civil, exatamente no momento em que os três agentes se preparavam para cometer o ilícito de passar celulares e a droga para os presos. De acordo com a delegada e coordenadora da Deic, Ana Luiza Nogueira, os servidores já eram investigados há três meses e são acusados de integrarem uma quadrilha que atua no sistema prisional com a conivência de funcionários públicos.

Segundo ela, o esquema envolve, além dos agentes, os próprios reeducandos e familiares. Na prática, conforme revelou o coronel Luna, os agentes recebem algum tipo de vantagem por inserir material irregular nas celas. “Há escutas telefônicas, autorizadas pela Justiça, dando conta da troca de favores”, informou o superintendente. “Eles atuam, geralmente, no dia em que estão no serviço, recebem o objeto ilícito e repassam para os presos. Depois recebem o dinheiro”, acrescentou.

A Sgap já instaurou sindicância para analisar as ações dos agentes penitenciários. Eles podem até receber a punição máxima, que é a perda do cargo público. Além disso, o coronel Luna informou que a portaria em que torna a revista dentro dos presídios mais rigorosa está minutada e, na próxima semana, será encaminhada para apreciação do Ministério Público Estadual e da Vara de Execuções Penais. “Paralelo a isso, também estamos em processo de aquisição de bloqueadores de celulares para inibir ainda mais a atuação da quadrilha”, ressaltou.

Já a delegada Ana Luiza Nogueira revela que a investigação e a operação continuam. Portanto, outras pessoas podem ser presas. Na segunda-feira, a Polícia Civil dará mais detalhes do assunto em entrevista coletiva.  
 
Fonte: http://gazetaweb.globo.com/noticia.php?c=327252&e=12

Nenhum comentário:

Postar um comentário