Sejam Bem Vindos!!

Também no Orkut:

widgeo.net

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Deputado cobra do governo concurso público para agente penitenciário


O governo do Estado prometeu a realização de um concurso público para o provimento de vagas na área da Segurança Pública. Foram anunciados: 40 delegados da Polícia Civil, 10 auxiliares de perícia da Medicina Legal, 40 escrivães de polícia, 03 farmacêuticos legistas, 120 investigadores de polícia, 05 médicos legistas, 03 odontologistas, 08 peritos criminais, 2.000 soldados da Polícia Militar, 150 soldados bombeiros.

O deputado Bira do Pindaré (PT) utilizou o pequeno expediente, na manhã desta quinta-feira (8), para protestar contra a não previsão de vagas para o sistema prisional. A reclamação chegou ao parlamentar por intermédio do sindicato que representa a entidade e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).  

Os agentes penitenciários solicitam providências para que sejam abertas vagas em concursos públicos para o sistema prisional, para os agentes penitenciários. Para o Sindicato, a situação é delicada em relação às penitenciárias. Atualmente, no Maranhão, temos 348 agentes e 35 inspetores para um número total de 4.180 internos (presos) no sistema prisional, além de 1.000 pessoas que estão presas nas delegacias e devem migrar para as penitenciárias.

O Maranhão terá 05 mil presos para apenas 348 agentes. Fato que fere as normas do Departamento Penitenciário Nacional, que diz o seguinte: para cada 05 presos tem que haver um agente penitenciário. E, aqui no Maranhão, para cada 11 presos nós temos um agente, ou seja, um déficit de mais 100%.  

“Vejam só a vulnerabilidade do sistema, vejam a insegurança da sociedade, porque essas pessoas estão presas uma vez que cometeram crimes e, se o Estado não dá a devida segurança para garantir a detenção dessas pessoas, as rebeliões podem acontecer a qualquer momento e, portanto, a insegurança é muito maior”, reclamou Bira.      

De acordo com o documento entregue ao deputado Bira pelo sindicato, precisaríamos de 453 novos agentes prisionais para acabar com déficit de agentes. O petista lembrou que o último concurso para agente penitenciário foi em 2001. Muitos agentes já se aposentaram, foram exonerados, assumiram outras funções, ou já até faleceram.    

Outro fator que preocupa o deputado é a fala do Secretario de Estado de Segurança. Ele afirmou que mesmo com a contratação dos novos concursados, o Maranhão vai continuar em última colocação em relação ao quantitativo do efetivo e o número de habitantes do Estado.

“A sociedade maranhense, que está ameaçada pela falta de estrutura, sobretudo a estrutura de pessoal, além dos equipamentos, do sistema prisional maranhense. Eu espero que o governo possa atentar para essa situação e faça urgentemente concurso para agentes prisionais, para agentes penitenciários, complementando o concurso que está sendo realizado”, reivindicou Bira. 
 
Fonte: http://elo.com.br/portal/noticias/ver/231217/deputado-cobra-do-governo-concurso-publico-para-agente-penitenciario-.html

POR QUE NÃO VEMOS ESTE MESMO EMPENHO NOS POLÍTICOS ALAGOANOS EM FAVOR DO SISTEMA PRISIONAL E DE SEUS SERVIDORES??? PORQUE SERÁ???

Nenhum comentário:

Postar um comentário