Sejam Bem Vindos!!

Também no Orkut:

widgeo.net

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

SP vai decidir se aceita equipamento para bloquear celulares em presídios


Cortar a comunicação entre os criminosos é também um dos principais objetivos do governo de São Paulo no combate à violência. Mais de oito mil celulares foram apreendidos nos presídios de São Paulo de janeiro a agosto.

Um milhão de reais é o preço da maleta que lembra os filmes do Agente 007. Segundo o Governo Federal, em um ano, o equipamento localizou e identificou nove mil linhas telefônicas em presídios de sete estados.

O Ministério da Justiça ofereceu a maleta ao governo de São Paulo, que ainda não respondeu se vai usar o equipamento.

Em nota, a Secretaria da Administração Penitenciária diz que, desde 2007, o governo testa outra tecnologia - para bloquear os celulares dentro dos presídios. Mas as experiências até agora não tiveram sucesso.

Um número impressiona: segundo a Secretaria de Administração Penitenciária, de janeiro a agosto, 8,335 mil celulares foram apreendidos nos presídios do estado de São Paulo. A secretaria não informou quantos, mas confirmou que parte desses aparelhos já estava dentro das unidades que, segundo o governo, são equipadas com aparelhos de raios x. A pergunta é: como esses telefones foram parar nas mãos dos presos?

A secretaria diz que o número grande de apreensões é fruto de revistas mais rigorosas feitas pelos agentes penitenciários. Mas o coordenador do núcleo de estudos da violência da USP, Sérgio Adorno, diz que as razões podem ser outras: “Eu só posso supor que deve ter havido um relaxamento dos controles. Esse relaxamento pode ser um processo decorrente das pressões do aumento da população carcerária. E, claro, corrupção também”, aponta.

Para a diretora do Instituto Sou da Paz, Luciana Guimarães, o mais urgente é descobrir as causas dos ataques, que até hoje não foram esclarecidas. “A gente precisa trazer, além das questões penitenciárias e do trabalho ostensivo da polícia, o diagnóstico que a Polícia Civil pode fazer nesse processo”, comenta a diretora.

A Secretaria de Administração Penitenciária informou que todas as 152 unidades prisionais do estado de São Paulo estão equipadas com aparelhos de raio-x e detectores de metal de alta sensibilidade que ajudam a coibir a entrada de equipamentos e drogas.
 
Fonte: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2012/11/sp-vai-decidir-se-aceita-equipamento-para-bloquear-celulares-em-presidios.html

POR QUE NÃO FOI ACEITO POR ALAGOAS ESTE EQUIPAMENTO??? ELE RESOLVERIA BOA PARTE DO PROBLEMA DE CELULARES NA CADEIA... O GOVERNO FEDERAL, ATRAVÉS DO DEPEN, DISPONIBILIZA ESTE APARELHO, BASTA O ESTADO QUERER, PEDIR... INCLUSIVE COM TÉCNICOS A DISPOSIÇÃO... E AÍ?? PREFEREM CONTRATAR DE FORMA "TERCEIRIZADA"... ???

Nenhum comentário:

Postar um comentário