Sejam Bem Vindos!!

Também no Orkut:

widgeo.net

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

‘Não podemos nos acovardar diante de bandidos’, diz Dário César sobre arrastões

Em virtude dos constantes arrastões ocorridos na capital alagoana, no decorrer desta semana, - e que ainda amedrontam moradores e comerciantes - lojistas do Centro, do Maceió shopping e do Jacintinho, bem como representantes da Aliança Comercial e funcionários do setor administrativo dos dois shoppings, reuniram-se com o secretário de Estado da Defesa Social, coronel Dário César, e o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Luciano Silva, na noite deste domingo (18), na Superintendência do antigo Iguatemi.

O gerente do setor de segurança do Maceió Shopping, Júnior Rodas, explicou que o efetivo de seguranças foi reforçado – visando a uma medida preventiva - com um aumento de 25%, atuando no interior do grande complexo lojista e nos estacionamentos, uma vez que os grupos responsáveis pelos arrastões poderiam “causar pânico em lojistas e clientes, a qualquer hora do dia”. 

Segundo ele, a segurança ainda contempla mais de 200 câmeras, distribuídas pelo shopping. “O que fizemos, na verdade, foi ‘reforçar o reforço’, pois já tínhamos um aparato forte e que sempre garantiu um clima tranquilo entre os funcionários e quem vem para fazer compras, brincar ou, simplesmente, passear. Solicitamos a Dário César a presença de um número considerável de militares para realizar rondas nas ruas e avenidas próximas ao shopping, porque não estamos preocupados somente com este espaço, mas com outros estabelecimentos comerciais que necessitam, com urgência, de reforço policial. Queremos que o Estado aja diretamente nesse aspecto”, frisou Rodas, salientando a importância do encontro com o Estado. “Foi de grande valia, porque o secretário mostrou-se preocupado e garantiu que todas as medidas serão tomadas com a finalidade de encontrar uma solução para o caos. Agora, posso dizer que estou mais tranquilo”.



’Há muita confusão’

Dário César caracterizou o momento atual como uma “teoria do caos”; membros da sociedade estariam promovendo confusões na cidade. O secretário salientou aos lojistas que Maceió vai contar com um policiamento ostensivo, com o intuito de intimidar os grupos criminosos, que não estão fazendo constantes arrastões, como vem sendo dito pela população. Tais comentários feitos à imprensa local “não passariam de boatos”. “Este terrorismo que se instalou aqui na capital se deu após a transferência de reeducandos dos Presídios Baldomero Cavalcanti e Cyridião Durval para o Módulo de Segurança, já que teve início uma guerra entre eles mesmos”.

No decorrer da reunião, o secretário de Segurança ainda comentou que somente duas ocorrências policiais foram registradas pelo Centro Integrado de Operações da Defesa Social (Ciods), dentre elas, assalto a uma loja em Rio Largo e uma apreensão de 35 bombinhas de maconha.

Ao deixar a sala da Superintendência, o coronel garantiu a presença de um helicóptero sobrevoando áreas comerciais, a partir desta segunda-feira (19), ao passo que orientou a população a não se sentir temerosa em decorrência de outras ações que venham a exigir uma maior demanda de policiais. “Desde já, não ficaremos acuados nem intimidados. Não podemos nos acovardar diante de bandidos”. Quando questionado acerca do envolvimento de militares da Força Nacional (FN), o secretário foi categórico. “A Força está aqui em Maceió desde o mês de janeiro e não chegou agora. As equipes deram apoio no Estado do Maranhão, que passou por uma crise, mas retornaram a Alagoas. 

O comandante da PM, Luciano Silva, também ouviu as reivindicações das categorias do ramo comercial e reiterou as palavras do então secretário no que concerne a operações ostensivas de combate aos frequentes arrastões. 

Governador emite nota oficial 

Na tarde de hoje, o governo do Estado emitiu nota sobre a ameaça de arrastão no Centro.

Leia a nota na íntegra 

O governador Teotonio Vilela lamentou os tumultos ocorridos na manhã deste domingo (18), no centro de Maceió, provocados por uma onda irresponsável de boatos praticados por vândalos. Ele assegurou que os comerciantes e a população podem ficar seguros porque a Polícia Militar não permitirá qualquer ato de desordem.

“As lojas podem e devem abrir normalmente suas portas e as pessoas podem ir às compras sem medo. O policiamento está reforçado”, destacou o governador.

“Não houve arrastão, não houve assaltos a lojas e, em todo o momento, a Polícia Militar se fez presente. É importante que a população saiba que o nosso governo não irá tolerar nenhum tipo de desordem, de vandalismo”, reforçou, adiantando que quem praticar esse tipo de ato “irresponsável, seja para se aproveitar do tumulto para praticar pequenos furtos, seja para simplesmente amedrontar a sociedade, será preso e punido dentro da lei”.



Fonte: http://gazetaweb.globo.com/v2/noticias/texto_completo.php?c=247158

Nenhum comentário:

Postar um comentário