Sejam Bem Vindos!!

Também no Orkut:

widgeo.net

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Colegas e familiares prestam homenagem a agente prisional morto



Tristeza e emoção marcaram o sepultamento do agente prisional Weslei da Silva Santos, 24 anos, morto durante uma rebelião de detentos ocorrida na tarde de segunda-feira (20), na Penitenciária Central de Mato Grosso, antigo presídio Pascoal Ramos.

Colegas de trabalho de Weslei Santos, vieram da capital num ônibus fretado e se juntaram a outros lotados na região para dar o último adeus ao agente que perdeu a vida no cumprimento de seu dever, durante a transferência de três presos do Raio 3, onde ficam presos de alta periculosidade. Dois deles teriam segurado o agente e durante o tumulto teria sido alvejado por um disparo de arma de fogo. Inicialmente a informação é de que ele teria sido atingido com golpes de "chuço", uma arma artesanal. Mas nesta terça-feira, pela manhã, veio à tona que na verdade ele teria sido atingido por um tiro possivelmente disparado por um policial militar.

O Secretário Adjunto de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Genilton Nogueira, esteve presente no velório e depois acompanhou a cerimônia de sepultamento no Cemitério Jardim da Saúde, em Nortelândia.

Genilton Nogueira lamentou o ocorrido e disse que a secretaria está colocando a disposição da família todo o apoio necessário, como psicológico, médico, assistencial e jurídico se for o caso, e que como ação dos Direitos Humanos estará ao lado dos familiares durante todo o tempo necessário.

“Esse acontecimento mesmo com lágrimas e sangue, fortalece o sistema com um todo. Posso dizer que o fato dá um novo rumo, uma nova direção para que busquemos a segurança de todos que trabalham na função” garantiu ele.

Ele fez questão de destacar que por determinação do Secretário Paulo Lessa, os problemas devem der encarados de frente, não escondendo as situações e atuando de forma transparente junto a população.

O Tenente Coronel José Antônio Gomes Chaves, que representou oficialmente a Secretaria de Segurança Pública do Estado, frisou que o fato é lamentável, e deixou entristecida toda a categoria, enaltecendo o espírito de coragem do jovem agente, que tinha o sonho de ajudar toda a família na sua nova função.

“Existem problemas que precisam ser resolvidos no sistema prisional, e principalmente os voltados a dar melhores condições de trabalho aos agentes para que fatos como este não ocorram” disse.
Quanto à possibilidade de o tiro ter sido disparado por um policial militar, ele informou que o caso está sendo apurado, e que logo serão conhecidas as circunstâncias que ocasionaram a morte do servidor recém incorporado ao sistema prisional. “Acredito que não tenha sido doloso o disparo, que foi feito na tentativa de garantir a integridade física do agente feito refém, acontecendo uma fatalidade” ressaltou o oficial.

Familiares e amigos também fizeram declarações destacando a personalidade e determinação de Weslei Santos, e ao final uma salva de palmas foi dada em sua homenagem.
A penitenciária tem atualmente 2.100 presos, mas a capacidade é para 800 reeducandos, afirmam as autoridades ligadas ao presídio. Mais de 800 presos devem ser transferidos nas próximas horas para presídios no interior do estado. devem ser transferidos das unidades aproximadamente 830 presos.

Weslei da Silva Santos foi nomeado há um mês, no dia 18 de maio, para trabalhar como agente. A informação confirmada pelo presidente do Sindicato dos Servidores do Sistema Prisional de Mato Grosso, João Batista Pereira de Souza, que também se fez presente em Nortelândia, e de que ele não estava preparado para trabalhar na função, porque o agente que estava em seu terceiro plantão e não ficou às 400 horas exigidas antes de começar a trabalhar.

http://www.24horasnews.com.br/index.php?mat=374002Fonte: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário