Sejam Bem Vindos!!

Também no Orkut:

widgeo.net

sábado, 18 de junho de 2011

Reeducandos do Cyridião Durval comemoram festas juninas


Reeducandos do Cyridião Durval comemoram festas juninas
Reeducandos do Cyridião Durval recebem kits de higiene durante o evento
Na tarde dessa quinta-feira (16) foi realizada uma festa junina no módulo do estudante do Presídio Cyridião Durval para os reeducandos da unidade prisional e seus familiares. O evento teve como objetivo incentivar a integração entre os custodiados e promover momentos de desconcentração.
Durante a festa ocorreu um concurso de paródia, distribuição de kits de higiene pessoal e de comidas típicas, sendo grande parte produzida na cozinha do presídio como uma forma de incentivar os custodiados a participar do evento.
“Desde o começo do mês de maio foram desenvolvidas uma série de atividades usando o São João como temática. Entre essas atividades estavam à discussão sobre a origem da festa junina, a razão dessa festa ser tradicionalmente nordestina, a importância desses festejos para a cultura, além do incentivo para que os reeducandos criassem paródias com músicas juninas”, disse Andréa Rodrigues, gerente geral de Educação da Superintendência Geral de Administração Penitenciária (Sgap).
Esse trabalho é de suma importância para a população carcerária que se dispõe a estudar. A maioria dos 39 custodiados que estudam na unidade prisional chegou ao Cyridião Durval sem saber sequer escrever o próprio nome. 
Marcela Maria da Conceição é pedagoga e há um ano trabalha desenvolvendo a alfabetização dos reeducandos. “A maioria dos alunos entrou no presídio sem conhecer as letras e não sabiam sequer formar palavras. Hoje, já é possível notar um grande avanço na educação dos custodiados, apesar das dificuldades sócio-culturais encontradas, pois muitos deles se sentem inferiorizados por não serem alfabetizados”, afirmou ela.
O reeducando Jonatha Ferreira da Silva tem 19 anos e frequenta às aulas há sete meses. O jovem, que chegou ao presídio sem qualquer alfabetização, agora já consegue ler e escrever. Ele afirma que essa é uma chance para que ocorra uma mudança na história de vida dos custodiados.
 “Essa oportunidade foi muito boa para mim. Eu quero chegar lá fora e continuar a aprender mais e dar uma qualidade de vida melhor a minha família. Eu era mecânico de moto, mas agora quando sair quero continuar a estudar e quem sabe um dia fazer uma faculdade”, afirmou.

Educação para Jovens e Adultos (EJA)
No Presídio Cyridião Durval os reeducandos têm uma educação formal, na modalidade Educação para Jovens e Adultos (EJA), que tem como objetivo desenvolver com qualidade o ensino fundamental e médio para as pessoas que não possuem idade escolar e oportunidade de estudar. O EJA tem dois seguimentos: o primeiro seguimento vai do 1º ao 5º ano e o segundo que é do 6º ao 9º ano. Atualmente estão sendo ministradas para os custodiados matérias do ensino fundamental, que correspondem ao primeiro seguimento do EJA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário