Sejam Bem Vindos!!

Também no Orkut:

widgeo.net

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Governo lança ofensiva contra assaltos a restaurantes, farmácias e comércio


A facilidade com que assaltantes, cada vez mais jovens, invadem estabelecimentos comerciais como farmácias, supermercados, restaurantes entre outros estabelecimentos revolta a população como todo e em especial os comerciantes, que às vezes são vítimas de vários assaltos em um curto espaço de tempo.
Várias foram às saídas tentadas por estes comerciantes, como a contratação de seguranças privados e até mesmo do pagamento de “extra” para que policiais desses uma certa “prioridade” nestes locais.
Mas mesmo sabendo que este fenômeno é nacional, e na sua maioria das vezes causadas pelo consumo ou pelam necessidade de drogas por parte destes grupos, os comerciantes deram um basta e resolveram pressionar o governo e a secretaria de Defesa Social para que atitudes sejam tomadas.
Nesta segunda-feira a polícia lança aquele, que talvez seja a sua mais organizada ação de combate a este tipo de assalto, que traumatiza comerciantes, clientes e por conseqüência toda a sociedade.
O novo modelo de policiamento destinará 80 policiais distribuídos em nove viaturas e 12 motocicletas, o projeto visa combater os crimes contra o patrimônio, que são roubos e assaltos em áreas comerciais da capital. O policiamento dará ênfase aos estabelecimentos comerciais, que vêm sendo alvo da ação dos assaltantes.
Nesta primeira fase, o modelo que recebeu o nome de Ronda Cidadã, irá contemplar três áreas da parte baixa e mais três da parte alta da cidade, incluindo os bairros de Ponta Verde, Jatiúca, Mangabeiras, Gruta, Pitanguinha e do Conjunto Benedito Bentes.
Os comerciantes ficaram satisfeitos com o que ouviram do secretário Dário Cesar durante um encontro onde ele explicou como funcionaria este novo modelo de policiamento.
Durante o dia, cada área selecionada contará com o policiamento ostensivo formado por uma viatura com dois policiais e mais duas motocicletas. No período da noite, os policiais das motos se incorporam às viaturas. Além de rádios transceptores, cada veículo terá à disposição um celular para que a população possa acionar os militares para o atendimento de ocorrências
O comerciante Fernando Aguiar, dono de um bar/lanchonete na Avenida Amélia Rosa se mostra esperançoso e ressalta apenas que o “governo demorou muito para tomar este tipo de atitude, já que são os pequenos comerciantes que movem a economia local”.
Já Denise Freitas, dona de uma loja de roupas na Avenida Mário Gusmão não se mostra assim tão animada. “O engraçado é que para cobrar impostos a secretaria da Fazenda deste governo é implacável, nos sufoca e para dar segurança, este mesmo governo não tem o mesmo empenho” disparou ela.
Para combater estes assaltos e a ‘animosidade” entre os comerciantes o comandante de Policiamento da Capital, coronel Gilmar Batinga destaca . “O Ronda Cidadã é um modelo de policiamento que oferece maior cobertura e vai manter a polícia constantemente presente e junto da comunidade”.
O projeto será lançado hoje, às nove horas na Praça Vera Arruda, um símbolo desta violência já que é alvo constante de assaltos, mas mesmo o secretário de Defesa Social, Dário Cesar, sabe que a questão é bem mais complexa
“O policiamento ajuda na diminuição do dano, mas as causas têm uma origem social mais complexa, é preciso diminuir as desigualdades e a cultura da violência para definitivamente nos livrarmos destes índices” explicou o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário