Sejam Bem Vindos!!

Também no Orkut:

widgeo.net

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Detentos fazem agente penitenciário de refém



Um descuido ao abrir uma das celas do Centro de Triagem da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe-PA), de São Brás, transformou um agente prisional em refém, durante uma tentativa de motim ocorrida na tarde de ontem (8). O agente prisional identificado como Miguel Arcanjo abriu a cela para colocar um preso quando foi agarrado por 12 detentos, que já se encontravam no local.

A delegada Maria Lúcia Santos, da Seccional de São Brás, informou que devido ao horário, havia diversos policiais civis e militares na Seccional Urbana de São Brás.

“Eles puxaram o agente pra dentro da cela e começaram a fazer ameaças. Mas assim que foi dado o alarme, os policiais civis e militares correram e cercaram o prédio. A Rotam foi acionada e iniciaram as negociações que demoraram poucos minutos. Após a libertação do agente foi feita uma revista de rotina”, explicou.

Quatro equipes da Rotam e uma da Companhia de Operações Especiais da Polícia Militar (COE) também deram apoio na revista das celas.
EM NÚMEROS

150% A delegada Maria Lucia acrescentou que no centro de triagem estão encarcerados 297 presos, mas que a capacidade do local seria para apenas 120, ou seja, a capacidade está excedida em mais de 150%.
Tentativa de rebelião preocupa delegada

A delegada Maria Lucia Santos mostrou preocupação com a atual realidade com a qual precisa conviver, pois diariamente há ameaça de possíveis fugas e rebeliões dos presos do CT-São Brás.

“Com certeza preocupa, pois estamos em uma área central de Belém e assusta os moradores e funcionários que trabalham aqui. Estamos aguardando a transferência de presos para diminuir o número de detentos. Temos de conviver com homens atrás de nós querendo a liberdade e tentando fugir”, observou.

A delegada Rosalina Arraes acrescentou que cerca de 10 presos serão indiciados por terem feito o agente prisional Miguel Arcanjo refém.

Mas até o fim da tarde de ontem a delegada não dispunha dos nomes dos presos que seriam autuados após a revista das celas.
Encontrados 3 “estoques” no CT-São Brás

Em nota, a Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará fez um relato sobre a tomada do agente prisional como refém e a ação rápida dos “agentes da Susipe” que conseguiram libertá-lo.

Na mesma nota, foi informado que, durante a revista feita pela Rotam, foram encontrados três estoques nas celas do CT-São Brás.

Ainda de acordo com a nota, foi abordada a questão da superlotação nas casas penais do Estado. Segundo a assessoria, a Susipe estará criando, nos próximos meses, 2.964 novas vagas em novas unidades prisionais.

As novas casas penais vão ser construídas em municípios como Belém, Marabá, Santarém e Altamira. As verbas para a construção das casas penais são do governo do Estado e do governo federal.
EM NÚMEROS

2.964 A Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe) garante que, nos próximos meses, vai criar 2.964 vagas em novas unidades prisionais. 

Fonte: http://diariodopara.diarioonline.com.br/N-139433-DETENTOS+TENTAM+FUGIR+E+FAZEM+AGENTE+DE+REFEM+.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário