Sejam Bem Vindos!!

Também no Orkut:

widgeo.net

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Governo inaugura primeira UPA dentro do sistema prisional




O governador Sérgio Cabral, acompanhado do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e do vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, inaugurou, nesta sexta-feira (5), no Complexo Penitenciário de Gericinó, na Zona Oeste do Rio, a 43ª Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas do estado, a primeira dentro do sistema prisional. A unidade tem capacidade para atender 300 pacientes por dia.


Na solenidade, também foram entregues à administração do complexo sete ambulâncias para a remoção de pacientes, dois microônibus para transporte de presos e uma unidade móvel de Raio X. Os veículos foram comprados com recursos da secretaria e do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).


O ministro da Saúde elogiou as instalações e disse que, desde que assumiu, o governador vem inovando na prestação de serviços públicos, como a segurança e a saúde. Ele lembrou que hoje é o Dia Nacional da Saúde e, por isso, escolheu o Rio de Janeiro para comemorar a data.

"Um bom atendimento de saúde evita conflitos entre os internos. Muitos motins, às vezes, começam por causa de um simples dor de dente", exemplificou Padilha.

Depois de conhecer as viaturas e visitar as instalações da UPA, o governador enalteceu o programa das unidades de pronto atendimento no estado, ao citar os resultados obtidos até agora, como o atendimento de quase 10 milhões de pessoas desde 2007, a distribuição de mais de 65 milhões de remédios e a diminuição em 50% das mortes por infarto. Cabral destacou o diferencial da unidade inaugurada hoje no sistema penitenciário.


O secretário de Saúde, Sérgio Côrtes, contou que, ao planejar com o secretário de Administração Penitenciária, César Rubens Monteiro, a implantação da UPA, levou em conta as necessidades específicas do público-alvo.


Trabalharão na unidade um cirurgião, 17 enfermeiros, 14 técnicos em enfermagem, 17 técnicos de Raio X, um radiologista e 14 técnicos de laboratórios. Anexa ao prédio de alvenaria do antigo Hospital Dr. Hamilton Agostinho Vieira de Castro, a UPA, montada em estrutura metálica e molduras em dry-wall, a unidade possui dois andares em uma área de 827 metros quadrados. No andar superior funcionam a administração, alojamentos e almoxarifado.


Fonte: http://www.jcom.com.br/noticia/135090/Governo_do_Rio_inaugura_primeira_UPA_do_sistema_prisional_fluminense

Nenhum comentário:

Postar um comentário