Sejam Bem Vindos!!

Também no Orkut:

widgeo.net

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Governador anuncia medidas para fortalecer segurança pública



O governador Teotonio Vilela anunciou nesta quinta-feira (4) uma série de medidas para conter o índice de violência em Alagoas. Ele confirmou para este ano a realização de concurso público para as polícias Militar e Civil, incluindo peritos, delegados e área administrativa e anunciou a implantação do sistema de videomonitoramento em Maceió. O anúncio foi feito durante a inauguração do primeiro Núcleo Ressocializador do sistema prisonal alagoano e reforçado durante a entrega da base de Polícia Comunitária do Vergel.
Teotonio Vilela assinou a ordem de serviço para a construção de um presídio de segurança máxima com capacidade para 96 detentos que será construído próximo ao presídio de segurança média Cyridião Durval, localizado no Tabuleiro do Martins. O prazo de entrega da obra é de 90 dias. O aporte financeiro para a construção do presídio é de R$ 2, 5 milhões, com recursos oriundos do Fundo Especial de Segurança Pública (Funesp).
“Não foi à toa que anunciamos, no início do nosso segundo mandato, prioridade total no combate à criminalidade em Alagoas, ao aumentarmos a dotação orçamentária das polícias e da própria Secretaria da Defesa Social. Alagoas conseguiu equilibrar as contas, mas ainda é um estado pobre, cujo cobertor é curto. Mas há prioridades e entre elas está a segurança pública”, destacou o governador.
O governador Teotonio Vilela citou projetos já anunciados e que também estão em fase de execução na área de segurança pública, como a construção do novo prédio do Instituto Médico Legal (IML) de Maceió, orçado em R$ 5 milhões, e um antigo anseio da sociedade alagoana.
Presos ganham oportunidade real de reintegração
O Núcleo Ressocializador da Capital inaugurado na manhãdesta quinta-feira terá capacidade de acolher 300 reeducandos condenados, mas com perfil de bom comportamento e que desejem receber qualificação profissional e se recolocar no mercado de trabalho, localizado onde existia, anteriormente, o antigo Presídio São Leonardo e mais recentemente, o Rubens Quintella.
No espaço totalmente reformado, em parceria com o Sistema S (Senai, Senac, Sesc e Senar), foram construídas oficinas e salas de aulas para a qualificação profissional. Para participar do programa, os detentos farão um contrato voluntário de adesão.
Após inaugurar o Núcleo Ressocializador, o reeducando Williams dos Santos assinou, ao lado do governador, o contrato de adesão, representando os primeiros 42 reeducandos selecionados presentes à solenidade.
O Núcleo Ressocializador alagoano quer mudar o perfil dos presos alagoanos e de pessoas como José Carlos, 42 anos, que já cumpre pena há 9 anos e que exercia o ofício de eletricista antes de entrar no presídio. “Com certeza isso vai mudar nossa vida e é uma chance que a sociedade e o Governo nos oferecem para mostrar nosso valor”, frisou. José Carlos tem três anos e sete meses de pena a cumprir, mas tem a esperança de reduzir o tempo de permanência no sistema prisional.
Para isso, segundo explica o gerente de Segurança do Sistema Penitenciário, Felipe Campos, para cada três dias dedicado ao trabalho das oficinas, o reeducando reduzu em um dia a pena. Já para cada 12 horas nas aulas, a redução também é de um dia de pena.
“A realidade brasileira tem apontado que 80% da pessoas que cumprem pena na forma como o sistema está reincidem nos crimes. Portanto, Alagoas inicia um novo tempo no sistema prisional, abrindo oportundiades de essas pessoas mudarem de vida e de rumo”, destacou, emocionado, o secretário de Estado da Defesa Social, Dário Cesar Cavalcante.
“Aqui não será mais um depósito de seres humanos”, completou o superintendente geral de Administração, tenente coronel Carlos Luna, na solenidade que contou com diversas personalidades representando órgãos como o Poder Judiciário e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
O governador fez a entrega ainda das chaves de quatro veículos ( dois carros-celas e duas ambulâncias) doados pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen) ao Núcleo Ressocializador.
Governo quer implantar 46 bases comunitárias no Estado
No final da manhã, o governador entregou à comunidade do bairro do Vergel do Lago. A unidade é a quarta base de Polícia Comunitária implantada em Maceió e a quinta no Estado.
Com a unidade, os cerca de 30 mil moradores do Vergel do Lago passam a fazer parte do projeto de Polícia Comunitária, que já tem garantidos por parte do governo de Alagoas e do governo federal pelo menos 46 bases já assinadas para implantação em todo o Estado.
O governador Teotonio Vilela anunciou que pretende ultrapassar as 46 bases projetadas. “São 46 já certas, mas eu quero muito mais. Para isso, estamos conversando com o Banco Mundial para a possibilidade de viabilizar mais bases se possível todo o Estado”, revelou o governador.
“Queremos lembrar que a Polícia Comunitária é uma polícia diferente daquela a que estamos acostumados. Ela atua no sentido de interação com as pessoas, com a comunidade, justamente para evitar o crime e os delitos”, lembrou, ao destacar o projeto-piloto de Polícia Comunitária instalada há dois anos no conjunto Selma Bandeira, no complexo Benedito Bentes.
No Selma Bandeira, segundo as estatísticas, após a instalação da Polícia Comunitária, o índide de criminalidade diminiu em cerca de 75% e incentivou o governo e as comunidades a reivindicar núcleos de policiamento desse tipo em praticamente em todo Estado. “Esse é um sonho que agora a nossa comunidade vê concretizado, porque com certeza vão diminuir os crimes relacionados, principalmente às drogas no bairro”, ressaltou Roberto Firmino, 44 anos, e morador há 28 do Vergel do Lago.
De acordo com a Secretaria de Estado de Desfesa Social, as próximas cidades a receber um Núcleo de Policiamento Comunitário serão as cidades de Palmeira dos Índios, Arapiraca, Penedo. A primeira cidade do interior do Estado a receber o policiamento comunitário foi União dos Palmares. Na capital, além do Selma Bandeira e do Vergel do Lago, já foram contemplados o Clima Bom e o Jacintinho.

Fonte: http://emergencia190.com.br/geral/geral/2011/08/04/1315/governador-anuncia-medidas-para-fortalecer-seguranca-publica

Nenhum comentário:

Postar um comentário