Sejam Bem Vindos!!

Também no Orkut:

widgeo.net

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Governo do Estado inaugura núcleo ressocializador da capital




Os reeducandos do sistema prisional alagoano possuem a partir desta quinta-feira (04) um módulo eficaz na reinserção do detento na sociedade. A primeira etapa do Núcleo Ressocializador da Capital foi inaugurado no prédio onde funcionou o presídio Rubens Quintella, em Maceió. O novo modelo é inspirado na iniciativa espanhola e que vem fazendo sucesso no Estado de Goiás.
Na primeira etapa, que começa a partir da próxima segunda-feira (8) serão inseridos 157 detentos. A meta do governo é que atémarço de 2012 outros 157 reeducandos sejam inseridos no processo.
De acordo com o superintendente geral de Administração Penitenciária, tenente-coronel Carlos Luna, o Núcleo Ressocializador é de exclusividade de presos condenados pela justiça e não receberá internos além de sua capacidade.
O secretário de Defesa Social, Dário César, disse que o novo modelo será um grande avanço para Alagoas. “A iniciativa é muito importante para a sociedade, principalmente para os presidiários, já que vamos trabalhar para reinseri-los na sociedade e no mercado”, ressaltou. Dário César ressaltou que esse é apenas um começo de outras iniciativas no sistema prisional.
A iniciativa deve trazer grandes benefícios para o reeducando, segundo defendeu Carlos Luna. “O detento terá diversas alternativas dentro do núcleo. Esse modelo foge do atual modelo encarcerador. Agora o preso tem à sua disposição serviços de saúde, serviço social, assistência psicologia, assistência jurídica, entre outros serviços.
O superintendente acrescentou ainda que o novo modelo deixará o presidiário com novas perspectivas de vida. “Durante o dia, os reeducandos farão atividades, aprenderão novas profissões, participarão de oficinas e, durante a noite, terão direito à educação. Com essas alternativas, será muito difícil de um presidiário voltar a cometer crimes”, afirmou.
O reeducando não é obrigado a ser inserido no núcleo, é uma questão voluntária. Para ser inserido no núcleo, o ele tem de ser aprovado por uma equipe interdisciplinar.
Durante a inauguração do Núcleo de Ressocialização, o Governo do Estado prometeu a construção do Módulo de Segurança Máxima, que deve ter início nos próximos 90 dias. O novo módulo vai funcionar dentro do perímetro do Presídio Cyridião Durval e terá capacidade para 96 detentos. A obra será custeada com fundos próprios do Governo de Alagoas e está orçada em R$ 2,5 milhões.
A solenidade contou com a participação do governador Teotonio Vilela Filho, com membros do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), Ordem dos Advogados do Brasil de Alagoas (OAB/AL), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, entre outros órgãos.
Fonte: http://tudonahora.uol.com.br/noticia/maceio/2011/08/04/150269/governo-do-estado-inaugura-nucleo-ressocializador-da-capital


Fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário