Sejam Bem Vindos!!

Também no Orkut:

widgeo.net

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Governo conhece Plano Estadual de Segurança Pública de Pernambuco


O secretário de Estado da Defesa Social, Dário Cesar, esteve em Recife nesta quarta-feira (23), para conhecer o primeiro Plano Estadual de Segurança Pública de Pernambuco, o Pacto pela Vida. O novo modelo de gestão divide o Estado em oito territórios, que incluem 26 Áreas Integradas de Segurança (AIS) e abrange 77 focos de atuação.

Implementado em 2007, o programa visa integrar o trabalho entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além da sociedade civil e Ministério Público. O Pacto abrange cinco câmaras setoriais, que são: Defesa Social, Administração Prisional, Articulação do Ministério Público/Poder Judiciário/Defensoria Pública, Prevenção Social e Enfrentamento ao Crack.

Dados fornecidos pela Gerência de Análise Criminal e Estatística (Gace) da Secretaria de Pernambuco revelam que desde a criação do Pacto, os índices de homicídios no Estado vêm caindo. Nas cidades com mais de 100 mil habitantes, como Petrolina, por exemplo, foi registrada uma queda de 54,3% no número de crimes violentos letais intencionais entre os anos de 2007 e 2010. Só na capital pernambucana, a taxa de diminuição chegou a 40%, e na Região Metropolitana do Recife, 34,5%.

Ainda de acordo com a Gace, os crimes violentos contra o patrimônio caíram 14,4% de janeiro a dezembro do ano passado, comparados a igual período de 2009, na capital e na Região Metropolitana. Já o número de prisões feitas no Estado teve um aumento de 92%. Em 2009 foram cumpridos 2.835 mandados de prisão e em 2010, esse número aumentou para 5.447 mandados cumpridos.

O secretário executivo da Defesa Social de Pernambuco, Alessandro Carvalho, aponta algumas razões para o sucesso do Pacto. “O diferencial é o empenho pessoal do governador para integrar os trabalhos entre as polícias, o sistema prisional e o Ministério Público”, comentou o secretário.

O programa de governo impressionou a comitiva alagoana. “Estamos muito agradecidos por vocês nos receberem e mostrar de forma tão clara esse plano de governo. Nós estamos buscando experiências que vêm dando certo e o Pacto pela Vida, sem dúvida, é uma delas”, comentou o secretário da Defesa Social de Alagoas, Dário Cesar.

A comitiva composta pelo secretário Dário Cesar, o diretor de Políticas da Defesa Social, coronel Edmilson Cavalcanti, o diretor de Planejamento Estratégico da Defesa Social, tenente-coronel Marcos Vinícius e o assessor de Comunicação Social, tenente-coronel Maxwuell Santos, prometeu voltar a Pernambuco, para apresentar op plano ao governador Teotonio Vilela Filho. “Precisamos voltar aqui com mais calma, passar algum tempo vivenciando as experiências de vocês com o pacto e o próximo passo é trazer o governador para que ele veja de perto as metas alcançadas”, ressaltou o secretário.

Nesta quinta-feira (24), a comitiva da Defesa Social está reunida com técnicos da área de planejamento e gestão de resultados da Defesa Social de Minas Gerais com o objetivo de conhecer as experiências exitosas que o Estado vem desenvolvendo para aplicar no enfrentamento à violência em Alagoas.

Fonte: http://cadaminuto.com.br/noticia/2011/02/24/governo-conhece-plano-estadual-de-seguranca-publica-de-pernambuco