Sejam Bem Vindos!!

Também no Orkut:

widgeo.net

domingo, 19 de setembro de 2010

Artista que "matou" Lula e FHC diz que sua "lista é muito maior"



O artista pernambucano Gil Vicente, de 52 anos, está no centro de uma polêmica. Tudo por causa da série Inimigos, a ser exposta na 29ª Bienal de São Paulo, que abre ao público no próximo sábado (25). Na obra, Vicente aparece cortando a garganta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e atirando contra personalidades como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Segundo o artista, há "uma lista muito maior" de personagens para a série. "Eu não queria desenhar ninguém matando – eu queria desenhar a mim mesmo matando", afirmou. "Não pouparia ninguém desses assassinatos, de jeito nenhum. Pelo contrário, eu tenho uma lista muito maior, representando vários tipos de poder, em vários lugares do mundo."

A polêmica em torno da série foi desencadeada pelo pedido feito nesta semana pela OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil) para que os trabalhos sejam removidos, por fazerem "apologia à violência e ao crime". A Fundação Bienal classificou a manifestação da OAB-SP como tentativa de censura e reafirmou a exibição da obra.

Gil Vicente também alveja em seus desenhos o Papa Bento 16, a rainha Elizabeth, o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad e o ex-presidente dos Estados Unidos George W. Bush. O atual governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), e o ex-premiê de Israel Ariel Sharon são outras de suas vítimas. Ou seja, não sobre para quase nenhum lado.

O artista diz ter achado "curioso" que a reação contrária à sua obra tenha acontecido apenas em São Paulo. "Expus em 2005 em Recife, e depois em Natal, em Campina Grande, em Porto Alegre, e em canto nenhum houve esse tipo de reação", afirmou. Segundo ele, sua intenção com a obra foi "descarregar o inconsciente". Além de Inimigos, Gil Vicente expõe na Bienal uma série de desenhos pornográficos feitas em páginas de livro.

Curador da 29ª Bienal, Agnaldo Farias assinalou que a Bienal não excluirá a obra. Os desenhos vão continuar expostos e com localização estratégica, aos olhos do visitante que sobe a rampa para o segundo andar do pavilhão de Oscar Niemeyer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário