Sejam Bem Vindos!!

Também no Orkut:

widgeo.net

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Igesp e Casal inauguram sala de aula para reeducandos



Convênio é voltado para jovens e adultos dos regimes aberto e semiaberto

A Intendência Geral do Sistema Penitenciário (Igesp) e a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) inauguraram na segunda-feira, 13, no posto da Casal – Cardoso, no bairro de Bebedouro, a primeira sala de aula para alfabetização de jovens e adultos destinada a reeducandos provenientes dos regimes aberto e semiaberto do sistema prisional.

Atualmente são beneficiados pelo convênio Igesp-Casal 50 reeducandos, sendo 43 homens e sete mulheres. Eles desenvolvem diversas atividades na empresa de abastecimento de água e saneamento como revitalização de postos e trabalhos administrativos.

Andréa Maia, de 27 anos, fala com orgulho em fazer parte deste convênio. “Paguei pelo meu erro e aprendi muito dentro da cadeia, mas hoje estou de volta à sociedade e tive a oportunidade, eu já fazia parte do convênio lá na Escola Agrotécnica de Satuba e desde julho estou aqui na Casal onde já tive muita oportunidade, comecei na área de limpeza e logo depois fui para o protocolo e aqui estou. Vejo nessa nova sala de aula uma grande oportunidade para os meus colegas”, comemora a secretária da presidência.

Além das aulas de alfabetização, que serão ministradas nessa nova sala de aula, alguns reeducandos que já participam do convênio são incentivados e estão estudando em cursos de 1º e 2º graus e cursos profissionalizantes.

José Costa é analfabeto e vê nessa oportunidade uma nova fase para a sua vida. “É uma boa oportunidade que não tive antes, não soube aproveitar. Esta é uma oportunidade para que todos cresçam, por que sem estudo não somos nada, ninguém vai a lugar nenhum”, falou emocionado.

Os reeducandos que prestam serviço à Casal são remunerados com um salário mínimo, recebem também mais vale transporte e auxílio alimentação.

“É uma lição de cidadania, esse é um dos projetos que mais me emocionam, pois estamos formando novos cidadãos. Quero registrar e agradecer ainda o importante apoio que temos da Igesp”, discursou José Avelar, vice-presidente de gestão corporativa da Casal.

Para prestar serviços, o reeducando é geralmente encaminhado pela 16ª e 11ª varas ou pela gerência geral da Colônia Agroindustrial São Leonardo. Ele deve realizar um cadastro e ser avaliado positivamente por psicólogos e assistentes sociais, esta é uma pré-condição para participar do convênio Igesp-Casal.

Para o intendente geral do Sistema Penitenciário, tenente coronel PM Carlos Alberto Luna, essa é uma realidade que estamos conseguindo mudar, mostrar para a sociedade que não é necessário só custodiar, precisamos educar e oferecer a oportunidade de trabalho. “Estamos dando oportunidades de educação e trabalho. Estamos não só devolvendo a cidadania a cada um destes cidadãos”, finalizou o intendente.


Fonte: http://www.agenciaalagoas.al.gov.br/noticias.kmf?cod=10661293&canal=374

Nenhum comentário:

Postar um comentário