Sejam Bem Vindos!!

Também no Orkut:

widgeo.net

domingo, 26 de setembro de 2010

Candidatos invadem a orla da capital alagoana. Numa demonstração de força política, cada um procurou arrastar o máximo de eleitores possível


Ronaldo Lessa caminhou na Pajuçara ao lado e Michel Temer (PMDB), candidato a vice-presidente na chapa de Dilma Rousseff

Começou neste domingo a última semana de campanha eleitoral do primeiro turno. Em Alagoas, o cenário é de completa indefinição. Os três candidatos ao governo do Estado melhor posicionados nas pesquisas de intenção de votos estão empatados tecnicamente. E, nessa reta final, os concorrentes intensificam a agenda de campanha e saem às ruas em busca de conquistar os eleitores ainda indecisos. Neste dia 26, a orla marítima de Maceió foi tomada, em três momentos diferentes, por Ronaldo Lessa (PDT), Teotonio Vilela (PSDB) e Fernando Collor (PTB). A Polícia Militar estimou que mais de 40 mil pessoas participaram das manifestações políticas.

A primeira ‘invasão’ foi feita pela coligação do candidato Ronaldo Lessa (PDT) na Praia da Pajuçara. Por volta das 11h, o pedetista iniciou caminhada que partiu do ginásio do CRB e terminou no antigo clube Alagoinhas. Hoje, a novidade da campanha de Lessa foi a vinda do deputado federal Michel Temer (PMDB), candidato a vice-presidente da República na chapa da petista Dilma Rousseff. O peemedebista veio a Alagoas unicamente para participar da ‘caminhada da vitória’, como dizia a faixa que anunciava a atividade. “Essa é uma campanha já consolidada. Tivemos o engajamento de toda a sociedade para que essa caminhada pudesse acontecer. E, para abrilhantar ainda mais a nossa festa, o nosso candidato a vice-presidente, o deputado federal Michel Temer, veio para Alagoas nos prestigiar”, comentou o ex-governador.

Ao seu lado, Ronaldo Lessa ainda tinha o senador Renan Calheiros, que disputa a reeleição; o seu candidato a vice-governador Joaquim Brito (PT); e vários candidatos que disputam a reeleição ou concorrem a mandato na Assembleia Legislativa de Alagoas.




Teotonio Vilela

Por volta do meio-dia, teve início a caminhada do governador Teotonio Vilela (PSDB), que briga para continuar no comando do Palácio República dos Palmares. O tucano se encontrou com seus correligionários políticos no corredor Vera Arruda, na praia da Jatiúca e, depois, seguiu também até o Alagoinhas. Ao contrário de Lessa, que percorreu a orla no chão, Vilela preferiu acenar para o povo de cima de um trio elétrico, onde estava acompanhado do seu candidato a vice-governador Thomás Nonô (DEM), do candidato ao Senado da República Benedito de Lira (PP) e do prefeito Cícero Almeida (PP).

Já é tradição usar a orla para o grande ato final da campanha”, disse um dos coordenadores da coligação, Claudionor Araújo. “Em setembro, o sol é praticamente garantido. Isso significa povo na praia. E a praia é o lugar mais democrático do mundo. Nossa expectativa era da participação de mais de 10 mil pessoas”, afirmou ele, informando que carros de som animaram a caminhada e um trio elétrico serviu aos discursos.



Fernando Collor

Já o senador Fernando Collor (PDT) ocupou a orla durante a tarde deste domingo. Sua equipe de campanha e correligionários se concentraram no Posto 7, na Jatiúca, até a chegada do petebista para o início da caminhada.

Durante toda a atividade, Collor foi acompanhado do seu candidato a vice-governador, Galba Novaes (PRB), do candidato ao Senado Álvaro Vasconcelos e de vários postulantes ao Poder Legislativo Estadual e à Câmara dos Deputados.

Coordenador da campanha do candidato Fernando Collor (PTB), Carlos Mendonça também falou de tradição para justificar a escolha da orla marítima. “A escolha já é tradicional para qualquer partido. Em Maceió, é onde a concentração de pessoas é maior. Aproveitamos a oportunidade para que o nosso candidato cumprimentasse a sociedade, o seu povo. E isso foi até uma exigência dos eleitores, dos amigos, inclusive do interior. Todos participaram. Foi uma grande festa”, afirmou, sem estimar um público.

“Nossa coligação não trabalhou com números. Até porque a gente não exige sacrifício dos partidários do interior para que venham. Naturalmente são milhares. Nosso objetivo não foi apresentar quantitativo, mas cumprimentar sem tumulto os eleitores, que estavam num dia de lazer”, explicou Carlos Mendonça, acrescentando que há carros de som, trio elétrico para discursos e um trio elétrico exclusivo para a criançada.

A escolha da orla

As três caminhadas deste domingo foram uma demonstração de força política dos candidatos mais bem situados nas pesquisas eleitorais. Cada um tentou reunir o máximo de eleitores possível para mostrar força política e comprovar o porquê, cada um, de estar nas primeiras colocações de intenções de votos.

E a que a praia é um espaço democrático, ninguém discorda. Rico e pobre, patrão e empregado, gente de todas as idades frequenta. Por isso, neste domingo, o último antes da votação, a democracia resolveu montar acampamento na orla marítima de Maceió. A beira-mar da capital foi o local escolhido pelos três candidatos para o último grande ato da campanha no 1º turno da disputa.

A Polícia Militar atuou com esquema de segurança especial voltado para um fluxo de cerca de 40 mil pessoas. “Esse foi o número passado pelas próprias coligações. Só do Bptran foram 6 viaturas e 8 motos acompanhando as caminhadas. 60 policiais estiveram a pé e 8 viaturas rodam pelas ruas próximas. O Bope e a Radiopatrulha também ficaram disponíveis”, explicou o coronel Gilmar Batinga, comandante de Policiamento da Capital.

Reta final

E a té o próximo domingo, dia 3 de outubro, Ronaldo Lessa (PDT), Fernando Collor (PTB) e Teotonio Vilela (PSDB) prometem intensificar ainda mais as ações para garantir o voto dos indecisos. Daqui a oito dias, 2.034.326 eleitores alagoanos estarão se dirigindo às urnas para deixar um de fora. Porém, até agora, quase três meses após iniciado o período eleitoral, a incerteza ainda cerca quem estará na disputa no segundo turno.

Caminha do PSOL

Quem também fez carreata neste domingo foi o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), comandado pelo candidato ao governo de Alagoas Mário Agra. O PSOL concentrou sua equipe na praia da Avenida, em frente à Braskem, seguindo pela orla de Maceió em carreata.

Candidatos aos cargos legislativos de deputados estaduais e federais participaram das atividades, que cortaram os bairros do Poço, Jacintinho e Barro Duro, em um evento que teve início às 13 e terminou às 16 horas, sem a presença da candidata majoritária ao Senado, Heloísa Helena.

Fonte: http://gazetaweb.globo.com/eleicoes/noticia.php?c=213276

Nenhum comentário:

Postar um comentário