Sejam Bem Vindos!!

Também no Orkut:

widgeo.net

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Pela primeira vez, presos provisórios poderão votar em Alagoas



Pela primeira vez em Alagoas 239 dos 1.323 presos provisórios – que não receberam condenação definitiva – entre homens e mulheres vão poder votar. O número de eleitores no sistema prisional ainda é pequeno, devido à falta de documentação de boa parte dos detentos. O Sistema Penitenciário contará com quatro seções eleitorais, que vão recolher os votos dos reeducandos. Três delas estarão na Casa de Detenção de Maceió e uma no Presídio Desembargador Luis de Oliveira Souza, em Arapiraca.

As propostas dos candidatos são conhecidas através do guia eleitoral da TV, assim como dos debates e também, por meio de parentes, que podem levar para os reeducandos a conhecida “cola”, contendo o número do político escolhido pelo votante. Os candidatos têm a prerrogativa de visitar os locais de votação no dia da eleição e podem tentar “convencer” os eleitores indecisos.

De acordo com a assessoria da Intendência Geral do Sistema Penitenciário (Igesp) foram confeccionados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) 45 títulos eleitorais; para a Penitenciária Masculina Baldomero Cavalcanti de Oliveira, 12 documentos; para o presídio de Segurança Média Professor Cyridião Durval, 25; para a Casa de Detenção de Maceió, 97; e para Presídio Desembargador Luís de Oliveira Souza, 60 títulos eleitorais.

A gerente-geral da Igesp, Lenir Alves de Almeida explicou que cada cela possui uma televisão, pela qual os detentos acompanham o guia eleitoral. Fora isso, eles não têm acesso a outro tipo de propaganda dos candidatos. Ela lembrou que a instituição não pode interferir no voto do reeducando, por isso não é permitido nenhum tipo de publicidade no local, como cartazes e distribuição de santinhos.

“É uma votação como outra qualquer, com os mesmos procedimentos e mesários escolhidos pelo TRE. A diferença é que será dentro de um presídio e como funcionários públicos não podemos tomar partido. Os parentes podem levar santinhos de candidatos para ajudar o preso a votar”, explicou Lenir.

Segundo ela, a segurança será redobrada no dia 3 de outubro em todas as unidades do sistema penitenciário e a chegada das urnas eletrônicas vai obedecer os critérios do TRE. “Assim como nos outros locais, no sábado deveremos receber as urnas e o sistema ficará em alerta”, destacou.

Fonte: http://cadaminuto.com.br/noticia/2010/09/29/pela-primeira-vez-presos-provisorios-poderao-votar-em-alagoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário