Sejam Bem Vindos!!

Também no Orkut:

widgeo.net

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Alagoano que pode virar ministro do TST fala em trabalho conjunto



Adriano Costa Avelino é o terceiro alagoano indicado para concorrer a vaga de ministro, destinada à advocacia pelo Quinto Constitucional, só que deste vez para o Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Mas, ao contrário de seus colegas, Fábio Ferrário e Adelmo Cabral, que pretendem entrar em uma das três listas sêxtuplas do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Avelino disputará o cargo com apenas mais cinco advogados.

A composição da lista foi votada durante sessão extraordinária do Pleno do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, em Brasília. A OAB recebeu a inscrição de vinte e um advogados. Avelino recebeu 17 votos e foi o 4° da lista. Além dele André de Carvalho Pagnoncelli (MS); Othoniel Furtado Gueiros Neto (PE); Luís Carlos Moro (São Paulo); Luiz Gomes (RN); e Delaíde Alves Miranda Arantes (GO) pleiteiam a vaga de ministro do TST.

É a primeira vez que um alagoano tem a chance de integrar a instância máxima da Justiça do Trabalho. O próximo passo da escolha é a apreciação da lista pelos ministros do TST, que elegerão três nomes a serem submetidos ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que vai decidir o nome do candidato final. Após isso, haverá uma sabatina no Senado Federal para sabatina e, se aprovado, ocorrerá a nomeação do TST.

Alagoas conta com os conselheiros federais Fernando Paiva, Marcelo Brabo e Pedro Acioli, além dos suplentes Welton Roberto e Felipe Sarmento que acompanharam a votação, junto com o presidente da OAB/AL, Omar Coêlho de Mello e a assessora da presidência e ex-conselheira federal Marilma Torres.

Expectativa

Adriano Costa Avelino contou que a escolha é um processo complexo e que se prepara para a segunda fase, que consiste na apresentação do currículo e visitas ao TST. Ele espera que o projeto de Alagoas seja um dos vencedores para compor a lista tríplice e afirmou que os outros cinco advogados escolhidos têm uma carreira de sucesso e que tudo irá depender da avaliação dos ministros.

“A expectativa sempre é boa e se chegarmos à lista tríplice já será uma grande vitória. Ser ministro do TST seria a realização de um sonho. O Adelmo e o Fábio também são excelentes profissionais e tanto a minha indicação quanto a deles para o STJ é fruto do trabalho que a seccional vem fazendo nacionalmente. Graças ao Omar Coelho a OAB/AL vem obtendo êxito na ocupação dos espaços e o respaldo dos conselheiros federais”, destacou.

Avelino agradeceu o apoio dos colegas e ainda, dos membros honorários vitalícios, ex-presidentes do conselho que têm direito a voto. “Até o fim do ano a decisão final deverá ser divulgada. Além dos conselheiros federais do Estado, os membros honorários Marcello Lavenère Machado e Hermann Assis Baeta, além da Marilma Torres contribuíram para essa vitória inicial. Foi um trabalho conjunto”, ressaltou.

Histórico

Adriano Costa Avelino é militante inscrito na OAB/AL desde 1994. Ele tem 37 anos, é graduado em Direito pela Faculdade de Direito do Centro de Estudos Superiores de Maceió (CESMAC) e possui Especialização em Direito Privado. O advogado atua como professor de Direito Coletivo do Trabalho na Faculdade de Maceió (FAMA). Desempenhou diversas funções na OAB/AL, entre elas a de Ouvidor Geral, no ano de 2009.

Fonte: http://www.cadaminuto.com.br/noticia/2010/08/17/entrevista-alagoano-que-pode-virar-ministro-do-tst-fala-em-trabalho-conjunto

Nenhum comentário:

Postar um comentário