Sejam Bem Vindos!!

Também no Orkut:

widgeo.net

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Pronasci lança consulta sobre práticas educativas em prisões de Alagoas



A coordenação do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) em Alagoas, em parceria com o Ministério da Justiça e a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), lançou nesta segunda-feira (30) o programa Consulta Nacional de Praticas Educativas em Prisões. O objetivo da iniciativa é fomentar a prática educativa em contextos prisionais, identificar, reconhecer e estimular experiências educacionais que promovam políticas, programas e projetos cujas contribuições e experiências sejam relevantes para a educação de jovens e adultos no Sistema Prisional brasileiro.

De acordo com os coordenadores do Pronasci em Alagoas, Daniel Pereira e Queila Oliveira, a consulta inicialmente se dará em cinco Estados do Nordeste – Alagoas, Bahia, Piauí, Sergipe e Maranhão. “A consulta não tem valor de ranking nos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos pelos estados, mas o de valorizar e reconhecer as experiências que atuem na perspectiva da educação não formal e arte-educação, estimulando a dimensão cultural do conhecimento nas prisões”, afirmou Pereira.

As práticas inscritas passarão por uma pequena avaliação e deverão ser apresentadas no Seminário Regional de Educação nas Prisões, que ocorrerá entre os dias 16 e 18 de setembro em Salvador, na Bahia.

De acordo com o coordenador, o Pronasci irá consultar as Secretarias de Educação e Secretarias de Administração Penitenciária para apresentar as experiências exitosas ou promissoras na área de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Sistema Prisional. “Experiências devem ser desenvolvidas pelas Secretarias Estaduais de Educação, Secretarias Estaduais responsáveis pela educação e administração penitenciária, universidades, igrejas, movimentos sociais, instituições privadas e organizações não-governamentais e até uma iniciativa pessoal”, complementa Queila Oliveira. “Todas as despesas serão custeadas pelo Ministério da Justiça”, avisa.

As práticas educativas deverão ser apresentadas em formulário específico com o prazo de envio até o dia 8 de setembro. Outras informações podem ser obtidas ainda pelo e-mail: heloisa.alves@mj.gov.br. ou pelos fones
9941-7669 ou 9925-6292.

Curso pela UnB - A coordenadoria do Pronasci em Alagoas informou ainda que estão abertas as inscrições para a 4ª edição do Curso de Prevenção ao Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas. A ação é uma parceria entre a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad, Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Justiça (MJ). Este ano, serão oferecidas 25 mil vagas para professores, coordenadores e gestores de escolas públicas do ensino fundamental e do ensino médio em tood o país.

O objetivo do curso é capacitar os educadores para o desenvolvimento de programas de prevenção do uso de drogas e outros comportamentos de risco no contexto escolar.

O curso é gratuito e será oferecido na modalidade de Educação a Distância. A capacitação terá duração total de seis meses e certificação de extensão universitária, com carga horária de 180 horas, expedida pela Universidade de Brasília – UnB.
Os interessados deverão efetuar a pré-inscrição diretamente no site www.cursoeducadores.senad.gov.br até o dia 6 de setembro. Neste site, pode ser consultado previamente todo o conteúdo do curso.

Esclarecimentos adicionais poderão ser obtidos pelo e-mail prevencao@cead.unb.br ou pelos telefones: (61) 3224-9471 e (61) 3349-6007.

Fonte: http://www.agenciaalagoas.al.gov.br/noticias.kmf?cod=10590322

Nenhum comentário:

Postar um comentário