Este Blog é Fonte de Informação e Interação para os Agentes Penitenciários / Policiais Penais de Alagoas e do Brasil.
segunda-feira, 16 de agosto de 2010
Sistema penitenciário promove mutirão de prevenção ao glaucoma
Reeducandos são examinados e aprendem como se prevenir contra a doença
Médicos e enfermeiros do Hospital Santa Luzia, especializado em doenças oculares, passaram o dia na Penitenciária Masculina Baldomero Cavalcanti de Oliveira examinando os reeducandos. A ação faz parte da Campanha de Prevenção Contra o Glaucoma – uma doença apontada como a principal responsável pela cegueira no mundo.
Através de um exame simples, o médico aponta se o paciente é portador do glaucoma ou não, explica a oftalmologista Raquel Arruda. “Primeiro medimos a pressão do globo ocular e em seguida é feita uma verificação do fundo do olho”, afirmou.
“Saber que somos portadores da doença previamente evita que ela se propague, podendo até causar a cegueira. Não existe cura para o glaucoma, mas é possível estabilizar a doença. O tratamento é a base de um colírio. É simples, mas deve ser usado por toda a vida”, adverte a oftalmologista.
A equipe do hospital, que já esteve no Estabelecimento Prisional Feminino Santa Luzia, é composta por sete profissionais, sendo um médico, uma enfermeira e auxiliares de enfermagem.
Somente nesta segunda-feira foram examinados 70 reeducandos no Baldomero Cavalcanti, sendo diagnosticados dois casos de glaucoma. A equipe pretende visitar todas as unidades penitenciárias.
Tratamento da doença no presídio - A partir de um cadastro, feito ainda durante a campanha, os reeducandos passam a receber o medicamento que é ministrado pelas equipes de saúde do sistema penitenciário.
Fonte: http://www.agenciaalagoas.al.gov.br/noticias.kmf?cod=10521127&canal=374
PARABÉNS A IGESP POR MAIS ESTA INICIATIVA.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário