Sejam Bem Vindos!!

Também no Orkut:

widgeo.net

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

TENTATIVA DE RESGATE NO BALDOMERO CAVALCANTE



Dois homens, que estavam num Celta, foram presos e levados à Central de Polícia; eles teriam ligação com o PCC.

A ousadia dos bandidos parece não ter mais limites. No final da noite deste sábado (21), um grupo de homens supostamente ligados ao Primeiro Comando da Capital (PCC) teria armado um plano para resgatar dois detentos que estão custodiados na Penitenciária Baldomero Cavalcante. O Grupo de Ações Penitenciárias (GAP), que fazia a vigilância do local, desconfiou da atitude suspeita dos dois carros que rondavam a unidade prisional e, ao tentar abordá-los, percebeu que os ocupantes eram criminosos. A Divisão Especial de Investigações e Capturas da Polícia Civil já está apurando a possível tentativa de resgate. A Intendência Geral do Sistema Penitenciário de Alagoas não confirma a informação e diz que não vai se pronunciar a respeito do assunto.

A tentativa de resgate dos presos teria sido supostamente orquestrada pelo PCC e o caso está sendo investigado pela Polícia Civil. O delegado da Deic, Paulo Cerqueira, informou que duas pessoas foram presas e encaminhadas à Central de Polícia na noite de ontem. As prisões foram efetuadas por policiais da Radiopatrulha, que, acionados pelo GAP, trocaram tiros e perseguiram os ocupantes do Celta, placa DVG-9210/Jandira-SP.

Segundo uma fonte da Deic, que integra o Serviço de Inteligência da Divisão, os dois homens presos foram capturados minutos após terem tentado distrair a guarda do GAP. “Os criminosos estavam em dois carros, num Celta e num Gol. A dupla que ocupava o Celta se dirigiu à frente do Presídio Feminino Santa Luzia e disparou vários tiros para o alto. Foi uma tentativa de tirar a atenção do GAP. Entretanto, os agentes acionaram imediatamente a Deic, o Bope, o 5º BPM e a Radiopatrulha. Houve perseguição e troca de tiros e, felizmente, os indivíduos que estavam no Celta foram detidos”, informou o policial.

A mesma fonte da Gazetaweb disse que um dos presos foi identificado apenas como ‘Oziel’.

E, coincidência ou não - isso também está sob apuração -, um apagão foi registrado no sistema penitenciário. A Deic investiga se a falta de energia também foi provocada pela quadrilha. Entretanto, a assessoria de comunicação da Intendência Geral do Sistema Penitenciário de Alagoas garantiu que a Eletrobrás Distribuidora Alagoas fazia, na noite de ontem, uma manutenção na rede elétrica daquela região, o que teria causado a falta de luz.

A tentativa de entrar na penitenciária

Já as seis pessoas que ocupavam o veículo Gol e que conseguiram fugir do cerco policial estavam tentando entrar no Baldomero Cavalcante pela cerca que fica atrás da penitenciária. Elas também foram descobertas pelo GAP. Quando localizadas, os próprios agentes do GAP trocaram tiros com os criminosos, mas eles empreenderam fuga utilizando um veículo Gol.

Quando estava se evadindo da Cidade Universitária, o bando roubou o Fiat Uno, de cor azul e placa MUO-3171/AL, para tentar despistar a polícia. O grupo se dividiu nos dois carros e conseguiu se esconder num canavial localizado próximo ao Conjunto Gama Lins.

Horas depois, a Radiopatrulha, que ainda fazia rondas para tentar prender a organização criminosa, conseguiu localizar o Uno e houve nova troca de tiros com a polícia. Todavia, o bando fugiu. O automóvel foi encontrado, já de madrugada, abandonado no Village Campestre.

Plano do PCC

O gerente do Tigre, Alfredo Presser Júnior, que acompanhou a ocorrência, confirmou que o plano de resgate de presos foi orquestrado pelo Primeiro Comando da Capital. “Temos a certeza que foi uma ação montada pelo PCC por causa do 'modos operandi' da quadrilha. Faz tempo que estamos investigando a atuação dessa facção criminosa e ela tem um jeito próprio de atuar. E, além do que, desde quando foi descoberto aquele plano para matar autoridades aqui de Alagoas, o Tigre começou a monitorar os passos e a investigar ainda mais o trabalho do PCC no Estado. Esse bando queria resgatar os colegas do PCC que estão cumprindo pena. Um dos homens detidos, inclusive, chegou a Alagoas há pouco tempo. Provavelmente veio para cá com essa missão", informou o gerente.

Também segundo Alfredo Presser, os presos que seriam resgatados são acusados dos mais variados crimes. “Assassinatos, sequestros, roubos e tráfico de drogas. São presos que já moraram em São Paulo e no Paraná e que foram ‘batizados’ no PCC pelos líderes da facção criminosa nesses outros estados. Inclusive, alguns deles já cumpriram pena na Penitenciária Federal de Catanduvas, no Oeste do Paraná", acrescentou.

Alegações dos presos

À polícia, os dois homens presos negaram envolvimento com o PCC. “Eles certamente jogaram as armas fora quando do momento da perseguição pela polícia porque, quando foram presos, já estavam desarmados e negaram a autoria dos disparos. Já com relação às presenças deles na frente do presídio feminino, simplesmente disseram que estavam perdidos. Afirmaram que estavam bebendo na localidade e, quando tentavam ir embora, entraram no sistema e não perceberam que se tratavam de unidades prisionais”, contou o gerente do Tigre.

O Serviço de Inteligência do Tigre e da Deic continua tentando localizar o grupo que fugiu.

Já a Intendência Geral do Sistema Penitenciário de Alagoas não confirma a tentativa de resgate de presos do PCC. A assessoria de comunicação do órgão reforçou que a instituição não vai se pronunciar sobre o assunto.

Fonte: http://gazetaweb.globo.com/v2/noticias/texto_completo.php?c=211210

Nenhum comentário:

Postar um comentário