Sejam Bem Vindos!!

Também no Orkut:

widgeo.net

terça-feira, 31 de maio de 2011

PF prende agente prisional com 27 kg de cocaína

Ele e outro suspeito foram presos quando saíam de um hotel. A droga foi encontrada no carro do agente

Duas pessoas foram presas em flagrante pela Polícia Federal na madrugada desta terça-feira (31) com 27 kg de cocaína, em Campo Novo dos Parecis, interior de Mato Grosso. Um dos suspeitos é agente prisional.

Segundo a polícia, as prisões ocorreram quando os dois se preparavam para sair de um hotel. O agente estava em uma caminhonete, onde a droga foi encontrada pelos policiais no banco traseiro.

Já o segundo suspeito estava em um outro carro, do lado de fora do hotel, aguardando a saída do agente. Em depoimento à polícia, ele confessou que teria contratado o agente para transportar a droga e estava o aguardando para evitar possíveis barreiras policiais.

Porém, a estratégia dos suspeitos foi interrompida com a abordagem policial nos veículos. O agente prisional foi encaminhado para o presídio militar em Santo Antônio de Leverger, distante 35 km de Cuiabá.

Já o outro suspeito seguiu para a Penitenciária Central do Estado, na capital.

Governo anuncia fim do prazo para aceitar 7%; categorias anunciam ato





Movimento Unificado de servidores poderá deflagrar greve geral
Movimento Unificado de servidores poderá deflagrar greve geral
No dia em que se encerra o prazo para os servidores públicos aceitarem – ou rejeitarem – a proposta de reajuste salarial de 7%, várias categorias, entre elas agentes de segurança como policiais militares, civis, agentes penitenciários, professores, além de servidores da área da saúde prometem um grande protesto pelas ruas da capital alagoana.
A Secretaria de Gestão Pública (Segesp) já confirmou que o prazo para a aceitação do reajuste de 7% se encerra hoje, 31, conforme estabeleceu o governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) durante pronunciamento oficial no Palácio república dos Palmares. Em caso de rejeição do percentual, as categorias deverão receber, em folha suplementar, o índice de 5,9% em duas parcelas, anunciado como nova política salarial do governo tucano.
Sem grandes avanços na mesa de negociação, os representantes das categorias, capitaneados pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), se reuniram nesta segunda-feira para definir os rumos da mobilização. O ato público acontece amanhã, 1º de junho, e está marcado para as 15h, tendo como ponto de contração a Praça Deodoro.
Policiais civis em greve há 31 dias já confirmaram a presença na mobilização. Durante a manhã, deverá ocorrer um panelaço com mulheres de policiais militares. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal) também deve participar da manifestação que questiona os argumentos do governo para a não concessão do reajuste dos servidores estaduais.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Lessa espera assumir governo com cassação do mandato de Teotonio




Lessa espera assumir governo com  cassação do mandato de Teotonio
Em entrevista no programa do Caíque, no canal 25 da NET Maceió, o ex-governador Ronaldo Lessa confessou que ainda tem esperanças de assumir o governo do Estado com a cassação do mandato do governador Teotonio Vilela baseado na ação que entrou no TSE por abuso de poder econômico e político. À ação no TSE, da mesma forma que ocorreu no TRE, foi anexado um dossiê apontando diversas irregularidades na campanha de reeleição do governador tucano.
Lessa chegou a fazer um comparativo do seu governo com o de Teo dizendo que em sua gestão dobrou o número de matriculas dos estudantes para 300 mil, construiu escolas e valorizou os professores, além de democratizar as escolas com a realização de eleição direta para diretor.
Outro dado que enfatizou na entrevista é que ele fez concursos públicos durante seus dois mandatos no Executivo. Citou como exemplo, o fato de metade dos militares do Corpo de Bombeiros terem entrado na corporação durante seu governo.
O ex-governador condenou a propaganda mentirosa que, segundo ele, o governo tucano vem divulgado na tentativa de confundir os alagoanos menos esclarecidos e advertiu que o desgaste de Teotonio diante do servidor é preocupante e só prejudica os alagoanos. “Eu jamais entraria nesse confronto”, disse. Exemplificando, disse que quando era prefeito foi até uma assembléia dos professores e pediu mais apoio, terminando a greve. “Na segurança, outro exemplo: estava ruim, eu fiz concurso e resolvi o problema”, completou.
– Qual é a obra que ele fez e o aumento que deu ao servidor – indagou Lessa, alfinetando seu sucessor no Palácio República Zumbi dos Palmares. Para ele, o governo tucano “só sabe mesmo é gastar com aluguéis de carros, jogando no ralo o dinheiro enviado pelo governo federal e que deveria ser investido na melhoria da saúde, da educação e, também, em obras de infraestrutura”.
Mesmo alimentando a esperança de assumir o governo com a saída de Teo, Lessa tem plano também de retornar à Prefeitura de Maceió. E se isto ocorre no próximo ano, promete que não desrespeitará o eleitorado da capital. Vai cumprir o mandato de quatro anos, descartando assim a possibilidade de disputar o governo em 2014. "Não darei calote no eleitorado de Maceió”, avisou, prometendo dizer na hora oportunidade quem será seu candidato ao governo na próxima eleição.

sábado, 28 de maio de 2011

Sindpol questiona abertura de dois novos procedimentos contra líderes sindicais


Sindpol questiona abertura de dois novos procedimentos contra líderes sindicais
O Governo do Estado instaurou mais dois novos procedimentos disciplinares contra diretores do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol). Já são seis portarias que buscam punir os policiais civis que estão em seu direito legítimo de greve, assegurados pela Constituição Federal.

O Sindpol esclarece que a greve também é uma forma de denunciar a falência da segurança pública que resulta no alto índice da violência, o qual torna Alagoas o estado mais violento do país. Em quatro anos, foram assassinadas 8.198 pessoas, o número equivale à população de um município alagoano.

A entidade sindical solicita que sindicatos, associações, entidades e população encaminhem nota pedindo a revogação das portarias que perseguem policiais civis e sindicalistas, além da abertura de negociação das reivindicações da categoria que está em greve desde o dia 26 de abril por melhores salários, condições de trabalho e de segurança pública.

O sindicato também disponibiliza de um modelo para o envio da solicitação ao Delegado Geral, Marcílio Barenco; ao secretário de Defesa Social, Dário Cesar Cavalcante e ao governador Teotônio Vilela Filho.

As portarias instauradas são 1122/2011-GD, DOE 27.04.11; 1131/2011-GD, DOE 29.04.11; 1693/2011 – GD,DOE 23/05/2011 e 1694/2011 – GD, DOE 23/05/2011, 1525/2010-GD, DOE 28.05.10, 3353/2007-GD, DOE 10.09.07 e 3354/2007-GD, DOE 10.09.07.

MODELO DE NOTA

Exm.º Sr. Destinatário (GOVERNADOR DO ESTADO DE ALAGOAS, SECRETÁRIO DE ESTADO DE DEFESA SOCIAL – AL ou DELEGADO GERAL DE POLÍCIA CIVIL – AL)
NOME (do destinatário)

NOME (PESSOA ou ENTIDADE), EXIGE(IMOS) A REVOGAÇÃO DAS PORTARIAS nº 1122/2011-GD, DOE 27.04.11, e 1131/2011-GD, DOE 29.04.11, 1525/2010-GD, DOE 28.05.10, 3353/2007-GD, DOE 10.09.07 e 3354/2007-GD, DOE 10.09.07 E A ABERTURA DE NEGOCIAÇÕES ENTRE O GOVERNO DO ESTADO E O SINDICATO DOS POLICIAIS CIVIS – AL, A FIM DE RESOLVER O IMPASSE.

(DATA)
NOME (PESSOA ou ENTIDADE)


Governador do Estado – TEOTÔNIO VILELA FILHO
Endereço:
Site - email: gabinetegov@palacio.al.gov.br e info@gabinetecivil.al.gov.br
Secretário de Defesa Social – Cel PM DÁRIO CÉSAR BARROS CAVALCANTE
Endereço:
Site - email: seds@seds.al.gov.br
Delegado Geral de Polícia Civil – Dr. MARCÍLIO BARENCO CORREIA DE MELLO
Endereço:
Site - email: delegaciageral@gmail.com e andrea.tal@hotmail.com

Dário Cesar anuncia no twitter que haverá concurso para delegado


Dário Cesar anuncia no twitter que haverá concurso para delegado
Mais uma vez o twitter foi palco de um anúncio do governo Teotônio Vilela, desta vez foi o secretário de Defesa social, Dário Cesar que usou seu perfil para anunciar um concurso para delegado em Alagoas.
Na mensagem, o secretário afirmou que o governador Teotônio Vilela deu sinal verde para a realização do concurso, que terá como principal objetivo criar os departamentos regionalizados responsáveis pela investigação de homicídios em Maceió e Arapiraca.
O secretário Dário Cesar já havia, em entrevista ao Cadaminuto, falado sobre este desejo seu e na ocasião ele disse a reportagem que trataria do assunto com o governador.

Para driblar crise com servidores, Vilela acelera ações de plano de segurança




O governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) pretende inaugurar, até o 
próximo dia 31, as primeiras bases comunitárias- resultado do plano
 de segurança lançado por ele no dia 18 de maio.

A ordem foi dada ao secretário de Defesa Social, coronel Dário 

César, que movimenta toda a estrutura da secretaria para 
dar uma resposta rápida ao Governo- que enfrenta a mais 
grave crise com os servidores públicos, depois de reeleito para 
o segundo mandato.

A proposta é que as primeiras bases comunitárias fossem

 inauguradas em 40 dias, mas há um esforço concentrado no 
Governo para acelerar a entrega já no fim de maio. Ao todo, o 
Governo quer entregar 46.

Se isso não for possível, uma grande ação deve ser posta em 

prática, para mostrar que o plano de segurança não foi apenas 
mais um ato para driblar a dificuldade de se dialogar com 
sindicatos- representantes dos servidores públicos.

Pelo pacote de medidas apresentado dia 18, Vilela propôs a 

premiação aos policiais por mérito e produção por apreensão
 de armas e drogas e a convocação de 800 policiais da reserva
 da Polícia Militar (PM) para assumir as funções de guarda de
 prédios públicos e da guarda patrimonial.

O anúncio foi em meio a entrega de mais cinco viaturas e 18 

motocicletas para a Polícia Militar.

Agentes penitenciários detêm assaltantes de ônibus


Agentes penitenciários do Grupo de Escolta de Reeducandos (GER) detiveram no fim da tarde desta quinta-feira (26) dois assaltantes de ônibus no Conjunto Medeiros Neto, parte alta da capital.
Os agentes retornavam do interior numa viatura após realizem uma escolta, quando ouviram moradores da região pedindo socorro, afirmando que tinham sido assaltados dentro de um coletivo.
Os operadores de segurança prontamente abordaram os dois suspeitos que estavam armados e comunicaram à Polícia Militar, que encaminhou os acusados para a Central de Polícia.
O superintendente geral de Administração Penitenciária, tenente-coronel Carlos Luna, determinou a publicação de um elogio na ficha funcional dos agentes penitenciários pela atitude que tiveram mesmo não estando entre o rol de suas atribuições.
Fonte:Sgap

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Militares não aceitam reajuste de 7% proposto pelo governo

Categoria se une agora aos servidores da Educação, Saúde e da Polícia Civil que também rejeitaram proposta do Executivo

Os militares decidiram, nesta quarta-feira (25), rejeitar o reajuste de 7% proposto pelo governo do Estado. Em assembleia, a categoria votou quatro propostas, duas delas não foram aprovadas. Ao invés de ceder, os policiais querem agora fortalecer o movimento e criar novas estratégias para pressionar Teotonio Vilela Filho.

A primeira proposta votada foi a de uma nova assembleia na Praça Deodoro, na próxima quarta-feira, às 15h. A segunda, desaprovada, tratou da participação dos militares no grande movimento na próxima sexta-feira(27). A terceira proposta foi sobre o aumento do piso salarial das praças(soldados, cabos, sargentos e subtenentes) que chegaria até R$ 3 mil, esta também aprovada. A quarta foi apresentada por um militar e a sugestão foi a de que não aceitassem os 7%, mas recuassem do movimento unificado. Também não teve aprovação.

Durante o encontro, os militares não falaram em um novo ‘desaquartelamento’. A classe se une agora aos servidores da Educação, Saúde e aos policiais civis que também rejeitaram a segunda tentativa do Executivo em encerrar as negociações.

“O que o governo oferece aos militares é uma esmola. Não aceitamos essa falta de respeito. Temos de nos unir e reforçar o movimento para sairmos às ruas com mais força para cobrar. Somos pessoas dignas e devemos ser tratados como tal, além disso temos as nossas famílias e compromissos com elas”, afirma o cabo Rogers , vice-presidente da Associação dos Cabos e Soldados (ACS).

Os bombeiros militares anunciaram que já foram elaboradas novas mobilizações com a pretensão de manifestações para o dia 05 de junho. Porém, na próxma semana, se reunem para decidir o que farão no primeiro momento. As esposas dos militares prometeram participação maior no movimento e planejam paralisações a parte, começando na semana que vem.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Detento recém-chegado ao sistema prisional tem morte clínica



Givaldo Correia da Silva, preso por tráfico de drogas, morreu na tarde desta segunda-feira (23), após dar entrada no Hospital Geral do Estado (HGE), depois de ter tido uma crise renal. 

Givaldo foi transferido da Casa de Custódia II da Polícia Civil, onde estava preso desde a última sexta-feira (20) para a Casa de Custódia da Capital na manhã de ontem. 

De acordo com o gerente geral da Casa de Custódia da Capital, Gilson Mendonça, poucas horas depois de chegar ao complexo prisional, o preso teve uma crise, vomitou, e logo foi encaminhado em uma ambulância escoltada até o Hospital Sanatório, onde ele disse que fazia tratamento de hemodiálise.

A equipe médica do hospital informou que o paciente havia interrompido o tratamento há mais de um mês. Em seguida, os agentes penitenciários encaminharam o reeducando ao HGE, onde ele teve morte clínica. 

Segundo o gerente geral da unidade prisional, todas as providências foram tomadas, e os familiares foram informados sobre o ocorrido.



Fonte: http://gazetaweb.globo.com/v2/noticias/texto_completo.php?c=233136

Sindpol questiona transferência de presidiário de alta organização criminosa para regime semi-aberto de Alagoas



Um presidiário ligado à facção criminosa – Comando Vermelho, do Rio de Janeiro – foi transferido ao Estado de Alagoas para pagar pena em regime semi-aberto. O Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) questiona essa transferência devido à precariedade da estrutura do sistema prisional alagoano para fiscalizar condenado de alta organização criminosa.

Em 2008, a Vara de Execuções Penais de Alagoas havia suspendido o regime semi-aberto devido o sistema prisional não oferecer condições para monitorar os presos. Com a mudança, o condenado que paga pena no sistema semi-aberto é obrigado comparecer apenas um dia por mês à justiça.
O presidiário é Levi Batista da Penha, o Baby do Complexo do Alemão, envolvido com crimes ligado ao traficante Fernando Beira Mar e à facção Comando Vermelho. Levi Batista foi condenado por tráfico de drogas, homicídio, seqüestro e falsidade ideológica.

Uma segurança sucateada

Alagoas é o Estado mais violento do Brasil. Em 2010, foram assassinadas 2.226 pessoas, o que significa uma taxa de homicídios de 71,3 para cada 100 mil habitantes. Tal dados demonstram a falência da segurança pública aliada às precárias condições de trabalho e salariais dos policiais e agentes penitenciários.

O sociólogo e autor do ‘Mapa da Violência 2010: Anatomia dos Homicídios no Brasil’, Julio Jacobo, alertou que a escalada do crime no Estado tem ligação direta com o enfraquecimento do sistema de segurança pública estatal, a migração de facções criminosas e a estreita ligação entre poder público e o crime.

Diante dessa realidade, o  Sindpol quer explicação do Governo do Estado  por ter aceitado um preso de alto poder de organização criminosa, que foi transferido do Presídio Federal de Segurança Máxima de Campo Grande-MT para o Presídio Estadual Rubens Quintela (antigo São Leonardo), que funciona precariamente no Estado.

O Sindpol está solicitando esclarecimentos sobre a transferência do preso ao Ministério Público Estadual; à Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas, ao Conselho Estadual de Segurança, à Assembleia Legislativa e ao Tribunal de Justiça de Alagoas.

Nos documentos, o sindicato indaga qual foi o benefício que trouxe ao Estado de Alagoas trazer um condenado que possui uma vasta lista criminosa. “É isso que o Governo entende como investimento em segurança pública? Onde está esse preso nos outros 29 dias, já que só é obrigada a se apresentar uma vez por mês à Vara de Execuções Penais. Quais foram os critérios utilizados para que ele saísse de um Presídio Federal de Segurança Máxima para um sistema prisional estadual falido como o de Alagoas? Quais os benefícios que esse tipo de preso trará para a sociedade alagoana? “O governo tem que responder a sociedade alagoana”, finaliza os expedientes.

Administração Penitenciária cria política ambiental



Um meio ambiente saudável e ecologicamente equilibrado é um direito de
todos. Pensando nisso, a Superintendência Geral de Administração
Penitenciária (Sgap) – responsável pela gestão de uma população
carcerária de mais de 3.000 reeducandos e diversos servidores e
visitantes – inicia a partir de agora um projeto de política
ambiental, por meio de uma portaria publicada no Diário Oficial da
última sexta-feira (20).

A política declara os fundamentos, princípios, diretrizes e
instrumentos ambientais aplicáveis a todos os seus setores e pretende
limitar os impactos causados pela produção de resíduos sólidos, tanto
pelas unidades prisionais como pela sede.

De acordo com o superintendente geral de Administração Penitenciária,
tenente-coronel Carlos Luna, já vinham sendo desenvolvidas ações
isoladas dentro do complexo prisional, a exemplo da Campanha ‘Eu
Acredito Num Mundo Melhor’, que começou a utilizar óleos saturados das
cozinhas das unidades prisionais como matéria-prima para produção de
saneantes, como sabão e detergentes.

“A partir daí se percebeu a necessidade de criar um projeto de uma
política ambiental. Inicialmente foi feito um contato com o IMA,
posteriormente uma visita à Usina Coruripe, onde a comissão viu de
perto as ações desenvolvidas pela empresa e, em seguida foi criado o
comitê gestor, que será o responsável por colocar em prática ações de
cunho ambiental pautadas na política”, explicou.

A medida se efetivará através dos seguintes instrumentos: gestão,
educação, execução e correição. Planejamentos e análises do ambiente e
recursos disponíveis foram realizados para dessa forma ‘nascer’ a
elaboração de planos, programas e ações. A gestão ambiental abrange as
atividades, produtos e serviços desenvolvidos pela Sgap e sua
interação como meio ambiente.

A política prevê também a questão da poluição sonora e visual de
acordo com as leis municipais e estaduais ou na ausência das mesmas
pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

O comitê gestor é formado pelo superintendente geral de Administração
Penitenciária, tenente-coronel Carlos Alberto Luna dos Santos e pelo
superintendente geral adjunto de Administração Penitenciária, Marcos
Sérgio Freitas Santos como membros permanentes e por mais cinco
membros temporários.



Fonte: http://cadaminuto.com.br/noticia/2011/05/23/administracao-penitenciaria-cria-politica-ambiental

CONVOCAÇÃO


O movimento unificado irá realizar, na próxima sexta-feira (27), a partir das 8h um ato denominado de “Caras pintadas de Alagoas”, em frente ao Palácio República dos Palmares pedindo o impeachment do governador Teotônio Vilela e a revogação do aumento do salários dos deputados estaduais. Serão disponibilizados para os manifestantes 7.652 latinhas de tintas, 5.899 narizes de palhaço e 8.500 apitos.

Haverá um trio elétrico e três carros de som durante a caminhada pelo Centro de Maceió, além de mais de 479 faixas. São esperados representantes de entidades públicas e educacionais, sindicatos, universitários, Procuradoria geral do Estado, Detran, Polícia Militar, Polícia Civil, agentes penitenciários, Trabalhadores sem terra, partidos de oposição, vítimas de enchentes e ONGS.

Em nota, representantes de entidades militares afirmaram que existem concursados que recebem R$ 510,00 (técnicos) e R$ 450,00 (ensino médio), que só chegaria ao salário mínimo por causa de algum complemento, ferindo a Constituição Federal. Ainda de acordo com a associação quem tem nível superior recebe o equivalente a R$ 1.100,00 e os salários dos professores continuam baixos, além de existir uma máfia dos monitores nas escolas.

O movimento irá fazer uma proposta ao governo: O salário do funcionalismo público aumentaria em 100% e os deputados iriam receber o aumento de 5% em duas parcelas (2,5% em maio e 2,5% em novembro). “Será que eles concordariam?Haveria mais lógica! Porque nem assim os nossos miseráveis salários chegariam à altura dos deles”, diz a nota.