Sejam Bem Vindos!!

Também no Orkut:

widgeo.net

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Confira as ações do Plano de Segurança do Governo


O governador Teotonio Vilela anunciou nesta quarta-feira (18) um pacote de medidas para a segurança pública, como parte do lançamento do programa de redução da criminalidade no Estado. Entre as medidas estão a premiação aos policiais por mérito e produção por apreensão de armas e drogas e a convocação de 800 policiais da reserva da Polícia Militar (PM) para assumir as funções de guarda de prédios públicos e da guarda patrimonial.
Teotonio revelou ainda que, dentro de aproximadamente 40 dias, vai inaugurar quatro novas bases de Polícia Comunitária em áreas onde os índices de criminalidade ainda são altos na capital alagoana, de acordo com pesquisa feita pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do governo federal, em parceria com o governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Defesa Social (Seds).
Os bairros contemplados são o conjunto Selma Bandeira, localizado no complexo Benedito Bentes, e onde já foi implantado o projeto-piloto de Polícia Comunitária, que reduziu os índices de violência em cerca de 75%; Vergel do Lago, Jacintinho e no Osman Loureiro, localizado no Clima Bom.
As quatro bases de Polícia Comunitária estão entre as 46 que serão entregues em todo Estado, em parceria com o Ministério da Justiça, dentro do Pronasci.
O anúncio do governador aconteceu no Palácio República dos Palmares, em meio à entrega de mais cinco viaturas e 18 motocicletas para a Polícia Militar, corporação que foi contemplada recentemente com o ingresso de mais de 542 novos policiais.
Os veículos foram comprados com recursos próprios do Estado, por meio de convênio entre a PM e a Agência Reguladora de Serviços de Alagoas (Arsal), enquanto que as motos foram adquiridas com recursos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).
A entrega simbólica dos novos veículos foi feita com a presença do secretário de Estado da Defesa Social, coronel Dário Cesar Cavalcante; dos comandantes geral da PM, coronel Luciano Silva; e do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Neitônio Silva, além do delegado geral da Polícia Civil, Marcílio Barenco, dentre outras autoridades civis e militares.
De acordo com o planejamento da PM, as motos 300 cilindradas serão destinadas ao policiamento ostensivo de toda a região metropolitana realizado pelo Batalhão de Rádio Patrulha. Agora, o Pelotão de Moto Patrulhamento, por meio das Rocam´s, conta em sua frota com 30 motocicletas.
Já as cinco viaturas serão empregadas no policiamento e apoio aos postos rodoviários localizados nas divisas do Estado. Os veículos possuem equipamentos de proteção individual e de rádiocomunicação.
Governador explica pacote na segurança
“Em cerca de 80% dos homicídios que acontecem em Alagoas há envolvimento de drogas e armas e o nosso governo não dará trégua para acabar com essa fórmula que tem estimulado o crime, com o incentivo aos policiais para apreensão dessas duas armas que só aumentam o número de homicídios”, destacou Teotonio, ao explicar que o projeto de premiação dos policiais já se encontra na Procuradoria Geral do Estado (PGE). “A premiação dos nossos policiais estimulará o mérito, a produção e qualidade do serviço na área de segurança”, destacou.
“O projeto está na PGE, vai para apreciação da Assembleia Legislativa, mas a decisão já está tomada”, completou o governador.
Em relação à convocação de 800 policiais da reserva, o governador disse que a sociedade será a grande beneficiada com a medida. “Colocamos recentemente 542 policiais nas ruas. E com a chamada desses 800 policiais da reserva eles assumirão as funções de policiais de guarda de patrimônios e prédios públicos da ativa que voltarão às ruas para se juntar aos que já estão no combate à criminalidade, nas ruas”, reforçou Teotonio.
Força Nacional ficará mais tempo em AL
O governador anunciou ainda entre as medidas do pacote que solicitou, e foi atendido pelo Ministério da Justiça, que os policiais da Força Nacional ficarão por mais tempo no Estado para ajudar no combate à criminalidade.
Em breve relatório sobre o diagnóstico da segurança pública no Estado, Teotonio informou que quando chegou ao governo em 2007 existiam apenas 46 viaturas. “Hoje já são 400 novas viaturas, além do reforço de instrumentos com 15 toneladas de equipamentos de combate”, destacou, ao lembrar ainda que o governo investiu cerca de R$ 4 milhões na reforma de delegacias em Maceió e Arapiraca.
“Vinte delegacias já foram reformadas”, acrescentou.
O governador disse ainda que somente em qualificação para os agentes de segurança, o Estado já investiu em 10 mil servidores, entre policiais civis, militares, do Corpo de Bombeiros, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário