Este Blog é Fonte de Informação e Interação para os Agentes Penitenciários / Policiais Penais de Alagoas e do Brasil.
sábado, 19 de março de 2011
Novo presídio fica pronto ainda este mês...
MANAUS - MACentro de Detenção Provisória de Manaus (CDPM) será o nome da nova cadeia pública construída no Km 8 da rodovia BR-174, ao lado do Instituto Penal Antonio Trindade (Ipat), segundo informou nesta quinta-feira (17) o secretário de Estado de Justiça e de Direitos Humanos (Sejus), Carlos Lélio Lauria.
A obra deve ser concluída e entregue até o final deste mês e a inauguração deve acontecer no início do mês de maio.
Segundo Lauria, a CDPM terá capacidade para abrigar 568 presos provisórios do sexo masculino. Ela foi construída especificamente para receber os presos provisórios da Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, localizada na avenida 7 de Setembro, no Centro.
Nesta quinta-feira (17), a população carcerária masculina da Vidal Pessoa era de 998 presos, o que demonstra que a CDPM vai ser inaugurada com superlotação.
O secretário disse que ele mesmo escolheu o nome da nova unidade prisional. Em vez de atribuir à obra o nome de uma personalidade, a exemplo do que sempre ocorreu nas demais unidades como Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, Anísio Jobim e Antônio Trindade, Lauria preferiu chamar a nova cadeia de Centro de Detenção Provisória de Manaus, baseando-se em cadeias de outros estados que têm esse nome que, para ele, representa bem o objetivo da nova unidade.
Segurança máxima
De acordo com o secretário, a nova penitenciária é considerada de segurança máxima como as que foram construídas nos últimos 20 anos. Ela tem a arquitetura voltada para segurança dos internos e dos servidores caso aconteça uma rebelião.
A CDPM foi construída numa área de 9.706,70 metros quadrados, cercado por um muro de concreto armado com oito metros de altura, com passarela no alto e 11 guaritas. Ela está dividida em módulos, que são pavilhões isolados com celas coletivas e individuais, espaço onde serão instaladas oficinas de trabalho, enfermaria e biblioteca.
Valores
A obra teve início em novembro de 2009, feita pela construtora A. Gaspar Ltda. O valor do investimento foi de R$ 22 milhões.
Inauguração
O secretário de Carlos Lélio Lauria informou que ainda não há data marcada para inauguração, mas que já tem a presença confirmada para o evento do ministro da Justiça José Eduardo Cardoso. O secretário disse que o mobiliário da cadeia já está em processo de licitação.
Fonte: http://acritica.uol.com.br/manaus/penitenciario-Manaus-ganha-cadeia_0_446355519.html
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário