Sejam Bem Vindos!!

Também no Orkut:

widgeo.net

quinta-feira, 17 de março de 2011

Privatização do Sistema Prisional


FLORIANÓPOLIS - A discussão sobre o modelo de gestão do sistema prisional catarinense foi tema de pronunciamento do deputado Sargento Amauri Soares (PDT) na tarde de terça-feira 15. Para o parlamentar, notícias e análises publicadas na imprensa nos últimos dias privilegia o formato privatista do sistema e omite os problemas enfrentados pelas instituições públicas. Sargento Soares, que trabalhou durante 16 anos na Companhia da Guarda da Penitenciária de Florianópolis e Palhoça, conhece o sistema por dentro.

Em sua opinião, o principal problema do modelo de parceria público-privada é utilizar toda estrutura construída com dinheiro público para privilegiar um pequeno grupo privado, chamado de organização social. “Um grupo privado que pega dinheiro do Estado para administrar a penitenciária”, resumiu o deputado sobre o papel desses grupos. A penitenciária que está sendo construída em Tijucas, na Grande Florianópolis, também vai ser administrada por uma organização social.

Sargento Soares citou dois “privilégios” que a Penitenciária Industrial de Joinville, considerada modelo de gestão de parceira público-privada, tem em relação a outras instituições: não recebe apenados além da lotação; e os presos atendem um perfil determinado, não recebendo os sentenciados de “alta periculosidade”.

Outra crítica feita pelo deputado é sobre o custo do preso no sistema prisional privado que, segundo os jornais, é mais barato que no sistema público. Se dirigindo à deputada Ada de Luca (PMDB), que vai ser futura secretária de Estado da Justiça e Cidadania, Sargento Soares apresentou algumas informações. “Ao contrário do que foi noticiado, o custo da Penitenciária de Joinville é maior que em outras. Estou levantando essa informação para trazer os números para cá”, afirmou.

A deputada prometeu conduzir uma gestão com transparência, através de relatórios publicados na internet, e quer contar com o apoio e as críticas construtivas de seus colegas parlamentares.

Fonte: http://floripanews.com.br/ver_not.php?id=76243&ed=Geral&cat=Not%EDcias

Nenhum comentário:

Postar um comentário