Sejam Bem Vindos!!

Também no Orkut:

widgeo.net

terça-feira, 22 de março de 2011

Vinte presos fogem de unidades


NATAL - As novas medidas anunciadas ontem pelo Governo do Estado para abrir mais vagas no sistema prisional tentam evitar, principalmente, com as constantes fugas centros de detenções, como as que ocorreram nos últimos três dias quando 20 detentos de Natal fugiram. Desses, nove foram recapturadas e a Polícia ainda está na busca dos outros seis foragidos.

Na manhã de ontem, cinco detentos escaparam do Complexo Penal Dr. João Chaves, na zona Norte de Natal. Os presidiários serraram as grades da celas, fizeram um buraco no teto e fugiram sem serem notados pelos agentes penitenciários.

Já na madrugada do sábado, quinze detentos fugiram da delegacia de Plantão da zona Sul, o que já era previsível pois os presos se amontoavam na cela e alguns eram algemados na grade do solário da delegacia. Dos quinze, nove haviam sido recuperados pela Polícia Civil e Militar até o início da noite de ontem.

O secretário estadual da Justiça e Cidadania, Thiago Cortez, confirmou que os presos egressos que passarem a trabalhar, vão contribuir com 20% de sua renda para o Fundo Penitenciário Estadual (Funpern). “A portaria será publicada na próxima sexta-feira, dia 25”.

Ele explicou que a medida faz parte do Regime Único do sistema penitenciário estadual, porque o que existe “é obsoleto, de 1997”. Cortez anunciou a criação do novo Regime Único, “compilado de vários modelos de outros estados”, ao anunciar que dentro de quatro meses 670 vagas no sistema presidiário do Rio Grande do Norte, “como uma solução de curto prazo” para atender a demanda, embora o déficit de vagas chegue a 2.350, segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O secretário disse que está conversando com a Justiça para criar uma força tarefa visando a abertura de novas vagas no sistema prisional, a partir de um trabalho feito com a Defensoria Pública no sentido de liberar os que têm direito a progressão de regime e outros benefícios previstos em lei.

Fonte: http://tribunadonorte.com.br/noticia/vinte-presos-fogem-de-unidades-de-natal/176207

Nenhum comentário:

Postar um comentário