Este Blog é Fonte de Informação e Interação para os Agentes Penitenciários / Policiais Penais de Alagoas e do Brasil.
sábado, 19 de março de 2011
A safadeza vem de longe...
Esse negócio de agente penitenciário enfiando droga nos presídios da Paraíba é jornal de ontem. Eu já sabia. Faz tempo que sabia. Durante dez anos como procurador da Secretaria da Cidadania e Justiça, vi isso e muito mais. Vi agente recebendo dinheiro para dar cachaça a preso, facilitar fuga, enfiar rapariga nas celas para aliviar as carências sexuais dos apenados, vi uma bicha entrar no Roger e ficar lá uma semana fazendo caridade, além, é claro, dos casos de tortura que aconteciam dia sim, dia não, tendo como vítimas preferenciais os detentos que não tinham como “molhar” as mãos dos agentes.
Essa notícia divulgada durante o motim de quarta-feira, que soou como bomba na imprensa, dando conta do envolvimento de agentes com o tráfico de droga nos presídios, é café pequeno para as coisas que vi, investiguei e até fiz um livro, cuja publicação não saiu ainda porque Rubens Nóbrega me aconselhou a não fazê-lo. E aceitei a ponderação. Vi Adamar Lívio morrer com um tiro na nuca somente porque era um diretor durão. Outros tombaram sob os tiros traiçoeiros de apenados fugidos, a mando de mãos misteriosas. O livro está comigo, gravado em CD e impresso no papel. Mas vai ficar para a posteridade.
Voltando à denúncia: isso sempre houve e vai continuar existindo. Uma máfia poderosa toma conta dos presídios. O leitor, por acaso, já não desconfiou desses celulares, dessas armas e dessas trogas encontradas nas celas à cada pente fino? Ora, se houve o pente fino e tudo foi retirado, como explicar a entrada de novos objetos de matar e de cheirar na semana seguinte? Só pode ser pelo portão, com a conivência de quem teria a obrigação de impedir a entrada.
O sistema penitenciário da Paraíba está podre. Podre a partir da cabeça. Da parte burocrática.
Se agora novos dirigentes põem ordem na casa, peço encarecidamente que comecem a limpeza tirando as velhas múmias que permanecem ocupando postos chaves na Secretaria. É ali onde se localiza o tumor cheio de pus da safadeza.
Fonte: http://paraibahoje.wordpress.com/2011/03/17/a-safadeza-vem-de-longe/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário