Sejam Bem Vindos!!

Também no Orkut:

widgeo.net

quinta-feira, 10 de março de 2011

CNJ pede o fechamento de 2 presídios


PARAÍBA - O Conselho Nacional de Justiça solicitou na última sexta-feira o fechamento de dois presídios na Paraíba, por não oferecem condições mínimas de higiene aos presos.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) solicitou na última sexta-feira (04/03), ao Governo da Paraíba, a desativação imediata de dois presídios estaduais, por eles não estarem oferecendo condições mínimas de higiene aos presos.

De acordo com as informações da Assessoria de Imprensa do CNJ, os presídios onde estariam havendo sérios problemas são: a Penitenciária Desembargador Flósculo da Nóbrega, mais conhecida como Presídio do Róger, e o Presídio Regional de Patos, ambos localizados no Estado da Paríba.

Ainda segundo a assessoria do CNJ, detentos estariam tendo que beber água de esgoto para não passar sede. A capacidade no Presídio do Roger é de 400 detentos, mas atualmente ele abriga mais de 900 presos. Não foram divulgadas informações sobre o Presídio Regional de Patos.

Segundo o coordenador do Departamento de Monitoramento do Sistema Carcerário do CNJ, Luciano Losekann, durante o mutirão realizado pela Justiça teria sido possível constatar as denúncias de que presos estariam passando fome e sede.

O CNJ recomendou ao Governo da Paraíba, a construção imediata de novas unidades prisionais, inclusive para mulheres. O Conselho também solicitou investigações rigorosas para apurar denúncias de que presos estariam sofrendo agressões físicas e morais.

O mutirão carcerário do CNJ começou em janeiro deste ano, e ao longo de 50 dias, advogados e juristas revisaram cerca de 8.400 processos, entre provisórios e condenados, de 21 unidades prisionais de 10 municípios.
Dos 4.738 processos de presos que já foram sentenciados, os quais foram analisados pela equipe de mutirão do CNJ, foram concedidos 885 direitos, sendo 335 de progressão do regime, e 155 de liberdade condicional.

Já em relação aos presos provisórios, a equipe do CNJ revisou 2.348 processos, sendo que desses, os juízes concederam liberdade provisória a 287 detentos.

Fonte: http://www.campograndenoticias.com.br/brasil/cnj-pede-fechamento-de-2-presidios-da-paraiba-090311.htm