Sejam Bem Vindos!!

Também no Orkut:

widgeo.net

quarta-feira, 9 de março de 2011

Ministro da Justiça participa de encontro sobre segurança no sábado em Maceió


Maceió sedia no próximo dia 12 de março a reunião de trabalho do “I Colóquio de Experiências Exitosas na Prevenção e Redução de Homicídios”. O evento, que acontece das 14h às 20h, no Hotel Ritz Lagoa da Anta, vai contar com a presença do ministro da Justiça, Eduardo Cardozo, do governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho, e da secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Mikki. Com o colóquio, a Secretaria de Estado da Defesa Social (Seds) dá início às discussões para a construção do pacto nacional para a prevenção e redução de homicídios.

“Desde que iniciamos nesta pasta, nos empenhamos em trabalhar em conjunto. Acreditamos que parcerias são sempre bem-vindas e nos fazem crescer e amadurecer ainda mais. São experiências positivas que podem ser trazidas para Alagoas, além de estarmos buscando também a colaboração do Ministério da Justiça, uma força federal que só nos trará bons resultados no combate à violência em Alagoas”, esclareceu o secretário da Defesa Social, Dário Cesar.

Com o objetivo de abrir canais para definição de diretrizes nacionais, de criar – por meio de uma colaboração conjunta - um pacto nacional para a prevenção e redução de homicídios, além de construir uma grande rede de prevenção e redução da criminalidade, o colóquio pretende reunir vários órgãos e autoridades competentes para, juntos, debater o tema e trazer soluções práticas para Alagoas.

O evento contará com a participação de representantes nacionais do Ministério da Justiça (MJ). Estarão em Maceió toda a diretoria do Departamento de Políticas, Programas e Projetos do MJ, coordenadores e equipe técnica (coordenação geral de prevenção e redução de homicídios).

Para formar parcerias e reforçar experiências na área de segurança, farão parte do evento o Departamento Nacional de Polícia Federal; Departamento de Polícia Rodoviária Federal; Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Segurança Pública; Conselho Nacional de Comandantes Gerais de Polícia Militar; Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil; Conselho de Dirigentes de Órgãos Periciais e a Liga Nacional de Bombeiros.

O encontro também contará com a presença de representantes da área científica/acadêmica, que vão participar diretamente da reunião. Os pesquisadores Luís Flávio Sapori, da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais, vai tratar de uma agenda básica para uma política de redução de homicídios na sociedade brasileira; Cláudio Beato e Robson Sávio Souza, do Centro de Estudos em Criminalidade e Segurança Pública (Crisp) de Minas Gerais, vão falar sobre contexto do problema, prevenção e controle de homicídios – um mosaico de possibilidades e muitos desafios.

Já José Luiz Ratton, do Núcleo de estudos e Pesquisas em Criminalidade, Violência e Políticas Públicas de Segurança da Universidade Federal de Pernambuco, vai expor sobre as experiências exitosas do Pacto pela Vida; Renato Lima, secretário geral do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, trará uma contextualização no Brasil e no mundo da segurança pública e da justiça criminal; Valdinho Jacinto Caetano, corregedor-geral da Polícia Federal, e Milton Olivier, delegado de Polícia Civil do Rio de Janeiro, também vão dar enfoque às medidas para o combate à violência.

As autoridades locais vão expor sobre a violência em Alagoas. O governador Teotonio Vilela, o presidente do TJ/AL, Sebastião Costa Filho, o procurador Geral de Justiça, Eduardo Tavares, o secretário de Estado da Defesa Social, Dário Cesar, o comandante-geral da PM-AL, coronel Luciano Silva, e o diretor-geral da Polícia Civil, Marcílio Barenco, vão falar sobre o assunto.

O secretário de Estado da Defesa Social, Dário Cesar, acredita que com esta união de esforços dos governos em todas as esferas e a participação da sociedade, Alagoas vai conseguir iniciar um processo real de enfrentamento da criminalidade, fazendo com que cada cidadão tenha participação no processo de fomento por uma cultura de paz.

“Não conseguiremos vencer estes obstáculos sem a participação de todos. Este evento é o primeiro de muitas discussões que serão realizadas em Alagoas com a presença da sociedade e de parceiros que vão colaborar para um futuro melhor para o povo de Alagoas”, afirma Dário Cesar.

Fonte: Agência Alagoas