Sejam Bem Vindos!!

Também no Orkut:

widgeo.net

sábado, 9 de abril de 2011

‘Saidinha’ libera quase 3 mil presos


Exatamente 2.883 detentos que cumprem pena em regime semiaberto deixaram, na manhã de ontem, três presídios de Bauru. Eles são beneficiados pela “saidinha” de Páscoa, mas receberam o benefício de forma antecipada ao feriado para não coincidir com a saída dos reclusos de unidades da região.

Do total de detentos com direito à saída temporária, 838 são do Instituto Penal Agrícola (IPA), 967 são da Penitenciária 1 (P1) e 1.078 homens cumprem pena na Penitenciária 2 (P2).

De acordo com informações do major da Polícia Militar (PM) Airton Martinez, dessa quantidade (quase 3 mil), apenas 168 são residentes em Bauru e devem utilizar tornozeleiras eletrônicas de monitoramento durante os dias que estiverem fora de suas respectivas entidades prisionais.

Os detentos deixaram por volta das 8h de ontem as penitenciárias e devem retornar às 17h da próxima segunda-feira, dia 11.

Grande parte dos condenados que cumprem pena em Bauru, mas não residem no município, deve viajar para São Paulo e cidades vizinhas onde residem seus parentes.

Na região de Bauru, também terão direito à liberdade temporária os reclusos de penitenciárias das cidades de Balbinos e Pirajuí, que aguardam vaga para o regime semiaberto. Contudo, eles serão liberados das unidades próximo ao feriado da Páscoa, com saída prevista para o dia 20 e retorno no dia 25. Ainda não se sabe a quantidade total dos reeducandos que sairão desses presídios regionais.

Os condenados reclusos na região, mas que declaram que ficam em Bauru durante os dias de saída temporária devem, também, utilizar a tornozeleira eletrônica de monitoramento.

A saída temporária é assegurada pela Lei de Execuções Criminais, que determina que o benefício seja concedido em cinco datas por ano: na Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças ou Finados e no Natal e Ano Novo. A medida tem como objetivo ajudar o preso no processo de reinserção à sociedade.

Policiamento

De acordo com o major da Polícia Militar (PM) Airton Martinez, o reforço do patrulhamento policial em Bauru incluirá visitas nas residências dos detentos beneficiados pela saída temporária de Páscoa.

“As viaturas da polícia vão patrulhar as casas de todos os reclusos entre a meia-noite e 5h, durante os quatro dias de ‘saidinha’”, indica o major.

Conforme explica Martinez, os reclusos beneficiados com as saídas temporárias devem permanecer recolhidos em suas residências entre 22h e 6h e não podem frequentar bares, nem se envolver em brigas ou outros delitos, sob risco de serem presos ou perder o benefício da saída.

Têm direito ao benefício os presos que possuem bom comportamento, não cometeram infrações durante a última saída temporária, cumpriram ao menos um sexto da pena e solicitaram o benefício com antecedência.

Os que forem liberados e não retornarem às respectivas unidades prisionais dentro do prazo estabelecido, perdem o direito de terminar de cumprir a pena no regime semiaberto.

Fonte: http://www.jcnet.com.br/detalhe_policia.php?codigo=204999

Nenhum comentário:

Postar um comentário