Sejam Bem Vindos!!

Também no Orkut:

widgeo.net

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Conselho de Segurança aprova construção de módulo seguro no Baldomero


O Conselho de Segurança (Conseg) aprovou hoje, durante reunião deliberativa, a construção de um módulo seguro na Penitenciária Masculina Baldomero Cavalcanti de Oliveira. O projeto, visto como uma prioridade pela maioria dos conselheiros, vai proporcionar ao sistema prisional de Alagoas um local adequado para abrigar presos de alta periculosidade.

O novo módulo vai abrigar líderes de facções criminosas que atuam dentro dos presídios e mantê-los isolados dos demais reeducandos. Segundo o superintendente geral adjunto do sistema penitenciário, tenente-coronel Marcos Sérgio de Freitas, atualmente o sistema penitenciário alagoano não tem estrutura para abrigar presos de alta periculosidade ou mesmo reeducandos que sofrem ameaças de morte.

Em outubro do ano passado, a Superintendência Geral de Administração Penitenciária (Sgap) solicitou à justiça a transferência de 41 destes presos perigosos para penitenciárias federais, em outros estados.

“O projeto surgiu da necessidade de se estabelecer um controle mais efetivo da influência das lideranças criminosas sobre os outros integrantes. Esse módulo garantirá que não exista comunicação entre eles e possibilita um avanço no combate e neutralização das organizações criminosas”, destacou Marcos Sérgio.

Segurança reforçada – O módulo vai abrir 96 novas vagas no sistema prisional e vai utilizar o que há de mais avançado na construção de presídios. A estrutura, feita em concreto de alto desempenho, impede a comunicação entre as celas. Os agentes penitenciários farão a vigilância em plataformas aéreas – sem contado direto com os internos.

O Módulo Seguro será construído com verba do Fundo Estadual Penitenciário (Funesp) e está orçado em dois milhões e meio de reais. A previsão é de que as obras tenham início num prazo de 30 dias.

Se fosse construída pelos métodos tradicionais a obra levaria um ano para ficar pronta, mas será realizada em apenas três meses. Outra vantagem é a economia operacional. O módulo seguro vai empregar um terço do pessoal necessário para operar um módulo tradicional.

Fonte: http://www.ojornalweb.com/2011/04/11/conseg-aprova-construcao-de-modulo-seguro-no-baldomero/

Nenhum comentário:

Postar um comentário